segunda-feira, 20 de maio de 2013

Seminário debate violência sexual contra criança e adolescente nesta terça-feira em Vitória



Elizabeth Nader
Sentada, com boneca ao lado, menina esconde rosto entre os braços e as pernas
Seminário vai estimular as pessoas a denunciar os casos de violência sexual contra o público infantojuvenil
Para estimular as pessoas a denunciar os casos de violência sexual contra o público infantojuvenil e sensibilizar a sociedade para a necessidade de combater esses crimes, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza nesta terça-feira (21) o Seminário do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no auditório da Prefeitura de Vitória, das 8 às 17 horas.
O evento faz parte das atividades do dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data marca o desaparecimento da menina capixaba Araceli Cabrera Sanches, que foi drogada, espancada, estuprada e morta quando tinha apenas oito anos de idade por jovens da alta sociedade.
Em 2012, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social(Creas) acompanharam 281 casos de violência sexual contra o público infantojuvenil na capital. Desses, 192 vítimas eram meninas e 89, meninos. Neste ano, 44 novos casos foram atendidos pelos Creas: 31 meninas e 13 meninos.
Programação
8h: credenciamento e coffee break
8h30: mesa de abertura
9h30: palestra “A estratégia da Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências”, com a doutora Maria de Lourdes Magalhães – médica pediatra e representante do Ministério da Saúde
10h10: palestra “Defesa e Responsabilização”, com doutor Erico Mangaravite – representante da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente
10h40: "Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - A Experiência no município de Vitória", com Gilmara S. Coutinho WolKartt - psicóloga e coordenadora da Comissão Local do PAIR
11h: debate – moderadora: Patrícia Hulle
11h40: almoço
13h30: palestra "A Construção da Moralidade e as Características Pessoais da Criança Como Possíveis Facilitadores do Aliciamento Sexual Infantil", com Danielly Bart – mestre em Psicologia e Técnica do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo.
14h00: mesa "Rede de Enfrentamento: Eixo Atendimento” – Rosenita Pereira (representante do Conselho Tutelar), Cristiane Pecine Muller (representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Vitória), Poliana Guarçoni Viana (representante do Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência de Vitória), Margarita Martin Garcia de Mateos (representante Programa de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual)
15h: debate - moderadora: Gena A. Guerini Sabbagh
15h30: coffee break
15h50: palestra e lançamento da cartilha "Diga Não à Violência", com Thais Dumêt Faria – doutora em Direito e Oficial de Programação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
16h30: Coordenação do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – Roseane Pimentel R. G. Fernandes
17h: encerramento
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário