terça-feira, 21 de maio de 2013

Seminário debate ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças



André Luiz Silva Sobral
Luciano Rezende
Seminário reúne autoridades no auditório da Prefeitura para tratar da prevenção aos crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes
Cerca de 250 pessoas estão participando do Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no auditório da Prefeitura de Vitória, nesta terça-feira (21). O seminário reúne profissionais de diversas secretarias municipais de Vitória e representantes da sociedade civil organizada e do Ministério da Saúde.
"Vitória é uma das cidades com melhores indicadores socioeconômicos, mas é também uma das cidades com maior índice de violência. Precisamos construir uma cultura de paz para as pessoas tanto no ambiente público quanto no aspecto doméstico", afirmou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Waguinho Ito, frisou a importância do seminário para a sociedade no enfrentamento desse problema. "O nosso papel é conscientizar a sociedade de que as pessoas não podem se calar, devem denunciar esse crime".
Entre os participantes do evento, o estudante de Serviço Social Marcos Vinícius Serafim reforça as pontuações feitas pelos palestrantes. "Toda a sociedade precisa ter um olhar mais apurado a fim de identificar e ajudar as vítimas de violência sexual".
Diego Alves
Mulher - boneco
Kristine Lourenço participa do evento e diz que o trabalho de prevenção deve envolver sociedade e órgãos públicos
Kristine Lourenço, membro do Conselho da Criança e do Adolescente (Concav) e assessora da Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Seme), elogiou as colocações feitas pelos palestrantes. "O trabalho com as vítimas e suas famílias precisa ser interssetorial, envolvendo diversas secretarias municipais e outros órgãos de proteção às vítimas, para que elas sejam acompanhadas não apenas nas portas de entrada, mas em todo o processo".
A conselheira tutelar de Maruípe Janine Barbosa Nascimento destacou o compartilhamento de conhecimentos. "O seminário está sendo maravilhoso, um espaço muito rico para discutirmos as questões de prevenção e também da necessidade de tornar a rede mais integrada".
Além das palestras, o seminário reserva ainda espaço para participação do público por meio de debates. A abertura contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, do secretário de Assistência Social e vice-prefeito, Waguinho Ito, do delegado adjunto da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Erico Mangaravite, além dos secretários de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, de Educação, Adriana Sperandio, e de Saúde, Sony Itho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário