terça-feira, 21 de maio de 2013

Saúde da mulher é foco de programa desenvolvido pela prefeitura de Cachoeiro



Publicada em 21 de maio de 2013
Entre os exames disponibilizados pelo município estão a mamografia e o preventivoEntre os exames disponibilizados pelo município estão a mamografia e o preventivo

Melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população é a principal meta dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim. Um deles é voltado exclusivamente para o público feminino, com ações que visam de maneira especial a prevenção de doenças. Por meio desse programa, a prefeitura fornece atendimentos médicos e exames.
Nas unidades básicas de saúde da família em bairros, distritos e localidades, são realizados exames para detecção de câncer de mama e de colo uterino. As mulheres e seu cônjuge também têm acesso a informações para o planejamento familiar.
Município realiza exame do colo uterino
O trabalho para prevenção do câncer de colo uterino inclui consulta e coleta do material para o exame conhecido como preventivo (ou Papa Nicolau). Caso a análise aponte alteração com alguma lesão sugestiva de câncer de colo do útero, a paciente é encaminhada ao Centro Municipal de Saúde para realizar outro exame, a colposcopia, que permite a visualização da lesão. Dependendo do resultado, são realizadas cauterizações e cirurgia de alta frequência.
“Cachoeiro é referência no Sul do estado nesse tipo de atendimento. É um dos municípios mais bem estruturados nesse sentido”, afirma o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
Mamografias disponibilizadas pela rede pública municipal
As pacientes também têm à disposição a mamografia, exame para prevenção e disgnóstico do câncer de mama. Para solicitar, é preciso agendar consulta médica na unidade básica de saúde de referência do bairro onde a paciente mora e pedir a requisição para realização da mamografia.
“O rastreamento e diagnóstico da doença são feitos pela rede municipal. E caso haja alguma alteração, a paciente é encaminhada para o Hospital Evangélico, referência da rede pública para esse tipo de tratamento”, explica Abel Sant'Anna Júnior.
Paralelamente ao programa de saúde da mulher, a Semus desenvolve campanhas como o Outubro Rosa, para alertar quanto à importância da prevenção do câncer de mama e de útero e incentivar quanto aos cuidados com a saúde.
“O número de mamografias realizadas pela rede pública municipal está abaixo do esperado. De janeiro a abril deste ano foram feitos 1.966 exames. Temos cotas disponíveis que não estão sendo utilizadas, especialmente pelas mulheres de 50 a 69 anos, que são as mais suscetíveis ao câncer de mama, por estarem na menopausa. A meta é fazer 850 mamografias mensais, mas realizamos em torno de 550 por mês”, destaca a gerente em Programas de Saúde, Horminda Gonçalves.
A mulher que deseja fazer mamografia deve procurar o Centro Municipal de Saúde ou a unidade para fazer a consulta e solicitar o exame.
Para monitorar a evolução do tratamento de cada paciente, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o Sistema de Informação sobre o Câncer de Mama (Sismama), desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O sistema ajuda no desenvolvimento de ações mais eficazes para controle desse tipo de câncer, seja em prevenção, vigilância ou assistência a partir de um mapeamento pioneiro da doença em todo o país.
Orientações para planejamento familiar
O município oferece aos casais atendimento para orientações a respeito dos métodos contraceptivos. Depois de estar informado, o casal escolhe qual deseja utilizar. Contraceptivo oral, injetável, dispositivo intrauterino (DIU) e preservativos masculinos estão disponíveis nas unidades de saúde.


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_SaúdeMulher.jpgDivulgação_PMCI_SaúdeMulher.jpg
1292K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário