sexta-feira, 17 de maio de 2013

Projeto O Quilombola realiza o II Encontro da União Comunitária de Retiro, Santa Leopoldina, Espírito Santo


Projeto O Quilombola realiza o 
II Encontro da União Comunitária de Retiro, no Espírito Santo 
Evento de encerramento contará com apresentação de resultados das ações desenvolvidas e atividades culturais

Vitória, 17 de maio de 2013 – Neste sábado, 18, às 15 horas, no Centro Comunitário de Retiro, em Santa Leopoldina, no Espírito Santo, acontecerá o II Encontro da União Comunitária de Retiro que simboliza o encerramento do projeto e celebra as 55 ações que foram e continuarão sendo desenvovidas no local.
Promovido há quatro anos na comunidade, o projeto conta com o patrocínio da EDP, empresa do grupo EDP Energias de Portugal, e apoio do Instituto EDP. Na ocasião, apresentará os resultados gerais do curso de Condutores em Ecoturismo – com entrega de certificados – e atividades culturais com os integrantes do O Quilombola. O evento contará com a participação de membros da comunidade, parceiros, patrocinadores e autoridades locais.
A comunidade tem sido capacitada para implantação do turismo sustentável de base comunitária, ecológica e étnica, visando maior fluxo de recepção de grupos escolares. Essa atividade pretende gerar oportunidades de emprego e renda para os moradores da comunidade que poderão, desta forma, continuar com seus trabalhos de preservação da história e cultura quilombola.
Desde o seu início, o projeto realizou reformas nas estruturas da comunidade, aquisições de instrumentos musicais, livros para a biblioteca, computador, projetor e câmera fotográfica.
Além disso, os beneficiados participaram do Congresso Nacional de Ecoturismo, I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas e do projeto Dentistas do Bem com tratamento odontológico completo para cinco adolescentes por meio da parceria entre a Turma do Bem e a EDP.
O Quilombola conta com ações de capacitação, tais como: cursos de condutores em ecoturismo, guarda-vidas para a cachoeira, paisagismo e jardinagem, agricultura orgânica, associativismo, turismo rural, formação de agente cultural jovem e palestra de primeiros socorros para comunidade. Ainda, realiza manifestações culturais com a mobilização da comunidade com a ciranda de roda, aulas de história da comunidade, de teatro e formação do Grupo Quilomblack

Nas áreas de Educação Ambiental e eficiência energética foram desenvolvidas ações de mutirão de coleta de lixo, palestra e evento de conscientização para o consumo consciente de energia com entrega das geladeiras novas e oficina sobre o uso de aquecedor de água ecológico, implantação do padrão baixa renda/tarifa social, doação e instalação de 26 padrões de energia e kits internos (17 ligações novas e 09 mudanças de local) e substituição de 188 lâmpadas incandescentes por econômicas.
 
A iniciativa conta com visitantes de todas as partes, que têm a possibilidade de presenciar a riqueza histórica, gastronômica e artesanal da cultura quilombola, além das belezas naturais da região.
Sobre a Comunidade Quilombola de Retiro
A comunidade é formada por cerca de 300 descendentes do ex-escravo Benvindo Pereira dos Anjos e busca manter suas raízes africanas, por meio da cultura quilombola, suas histórias de luta e modo de vida.

Serviço
II Encontro da União Comunitária de Retiro
Data: 18 de maio 
Horário: 15 horas 
Local: Centro Comunitário de Retiro (Seguindo 5 km na entrada de Barra de Mangaraí, s/n – Santa Leopoldina/ES)

Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos, é responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário