sexta-feira, 10 de maio de 2013

Programa de saúde atende mães e filhos em Cachoeiro



Publicada em 10 de maio de 2013
O acompanhamento das vacinas é um dos serviços oferecidosO acompanhamento das vacinas é um dos serviços oferecidosPrevenção de doenças e qualidade de vida são os objetivos principais dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim. Um deles tem ações dedicadas a mães e seus filhos, que podem contar com atendimentos médicos, vacinas e exames fornecidos pelo município.

No Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu, e em unidades básicas de saúde da família, é realizado o pré-natal – acompanhamento médico durante a gravidez – com consultas e exames. Nos quatro primeiros meses deste ano, foram atendidas 1.452 gestantes na rede pública municipal.

“Os cuidados com o bebê devem começar durante a gestação, logo após a descoberta da gravidez. Esse acompanhamento permite identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem acometer a mãe e o bebê. Possíveis doenças e disfunções podem ser detectadas e tratadas precocemente. O pré-natal é fundamental para uma gestação saudável”, explica o secretário municipal de Saúde, Abel Sant' Anna Júnior.

Incentivo ao aleitamento materno
O aleitamento materno é outro tema tratado no programa de saúde da mulher e da criança. As ações começam no pré-natal e seguem até depois do nascimento do bebê. As unidades e o Centro Municipal de Saúde promovem palestras educativas para incentivar e monitorar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses.

Os cuidados com crianças de até dois anos de idade também são prioridade na saúde do município. “Desenvolvemos ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, monitoramos os fatores de risco ao nascer e durante o crescimento, garantindo atendimento de qualidade”, avalia Abel Sant'Anna.
Vacinas gratuitas garantem proteção para mães e filhos
A rede municipal também disponibiliza todas as vacinas do programa nacional de imunização para as futuras mães, para as gestantes e as crianças. Cerca de seis meses antes de engravidar, a mulher precisa estar em dia com a vacina tríplice viral, que protege da rubéola, do sarampo e da caxumba. Ela também tem de estar em dia com as doses de antitetânica. As gestantes e mães até 45 dias pós parto necessitam tomar ainda a vacina contra a gripe na vigência de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário