segunda-feira, 6 de maio de 2013

Procon de Cachoeiro orienta sobre compras do Dia das Mães em Cachoeiro



Publicada em 06 de maio de 2013
As lojas devem apresentar de maneira clara os preços e as formas de pagamento As lojas devem apresentar de maneira clara os preços e as formas de pagamentoO Dia das Mães está próximo e o Procon de Cachoeiro de Itapemirim orienta os consumidores sobre a melhor maneira de presentear nesta data importante do ano, evitando aborrecimentos futuros.

As lojas promovem ofertas e adotam diversas estratégias para atrair os clientes neste período. São muitas as opções de presentes, mas é necessário realizar uma pesquisa de preços, analisar a qualidade dos produtos e as formas de pagamento.

“É importante sair de casa já com uma definição do que vai ser adquirido, para facilitar a comparação de preços, qualidade e praticidade do produto. Deixar o presente para a última hora pode ser um problema se o consumidor não tomar alguns cuidados”, alerta o coordenador do Procon, Rogério Athayde.

De acordo com o coordenador, fiscais do órgão estão visitando shoppings e bairros da cidade para verificar se os estabelecimentos estão respeitando os direitos dos consumidores.

“Os consumidores devem fazer valer seus direitos. Precisam exigir, por exemplo, que os preços e as formas de pagamento sejam apresentadas de forma clara e não esquecer de pedir a nota fiscal. E devem denunciar as irregularidades que encontrarem”, acrescenta.
Mais algumas dicas do Procon

- É importante sempre analisar bem o produto adquirido e exigir um termo de garantia ou troca.

- Ao comprar eletroeletrônicos, solicite, quando possível, o teste do produto e a demonstração de funcionamento. Independentemente do termo escrito, o Código de Defesa do Consumidor estipula uma garantia de 90 dias para produtos duráveis.

- Ao adquirir computadores, é aconselhável se informar sobre marcas, modelos, componentes e programas utilizados, por meio de consultas a profissionais de confiança ou revistas especializadas no assunto.

- Se vai presentear sua mãe com um celular, adquira o aparelho em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e a habilitação. O produto tem de estar lacrado e, dentro da embalagem original, deve haver a relação da rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e termo de garantia contratual. Em relação aos serviços, avalie quais as reais necessidades da mãe, pois, desta forma, fica mais fácil escolher se o aparelho deve ser pré ou pós-pago, assim como, quais pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras serão válidos.

- Antes de comprar peças de vestuário, o consumidor deve estar ciente de que a troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma liberalidade do estabelecimento.

- Muitas lojas permitem a troca das peças que não tenham defeito. No entanto, essa possibilidade deve ser exigida por escrito em etiqueta ou nota fiscal, no ato da compra.

- Nas compras realizadas pela internet, é assegurado o prazo de sete dias para desistência, contados do recebimento do produto.

Mais informações:Procon Municipal de Cachoeiro Av. Monte Castelo, nº 28Bairro Independência (28) 3155-5262

Nenhum comentário:

Postar um comentário