sábado, 11 de maio de 2013

Prefeitura e Bombeiros orientam receptadores de papel e papelão em Vitória



Carlos Antolini
catador de lixo Reinaldo dos Santos entre caixas de papelão
Receptadores de papelão receberam instruções de segurança para aprimorar a armazenagem dos materiais e minimizar riscos de incêndio
Órgãos da Prefeitura de Vitória e o Corpo de Bombeiros do Estado realizaram nesta sexta-feira (10) uma ação educativa junto aos receptadores de papel e papelão da Ilha de Monte Belo, atendendo uma solicitação dos moradores do bairro. Ao todo, quatro estabelecimentos da região foram vistoriados. 
O objetivo do trabalho foi minimizar o risco de incêndios e melhorar a segurança e a armazenagem dos produtos destinados à reciclagem. Para isso, participaram da ação a Vigilância Sanitária, a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec).
Dos quatro lugares vistoriados pelo Corpo de Bombeiros, três já estavam com processo de vistoria em andamento. Apenas um foi notificado e terá 15 dias para iniciar o processo e realizar as adequações necessárias.
De acordo com o sargento bombeiro militar Luciano Suzano de Paulo, a principal orientação dada aos receptadores de papelão foi relativa à exposição de fios elétricos nas áreas de armazenagem. "Em todos os lugares orientamos os proprietários a colocar os fios de energia em canaletas ou eletrodutos. Outra orientação importante foi a separação dos papéis e papelões dos eletrodomésticos, como geladeiras, que podem conter fluidos inflamáveis", explicou o sargento.
Os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) verificaram o licenciamento dos estabelecimentos. Eles constataram que os comércios já haviam sido notificados na semana passada para regularização das empresas junto ao município. Como estão dentro do prazo para providenciar os documentos, foi feito um trabalho de orientação para evitar atraso no processo. Se as empresas não tiverem o alvará, podem ser multadas ou até interditadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário