domingo, 19 de maio de 2013

Prefeitura de Vitória convoca os moradores a participar da eleição do Conselho de Escola



Carlos Antolini
Eleição para os conselhos de escolas
Eleição para os Conselhos de Escola vai acontecer nas unidades de ensino da capital no dia 2 de julho
Toda a população de Vitória está convidada a participar ativamente do cotidiano da escola e, assim, ajudar a construir o espaço educacional que deseja para seus filhos e amigos.
Para tanto, as unidades municipais de ensino infantil e fundamental de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), iniciam nesta segunda-feira (20) a divulgação das ações para eleição dos Conselhos de Escola. Por meio do voto direto, serão eleitos alunos, pais, professores e servidores, que ocuparão cerca de 1.600 vagas nos conselhos.
A iniciativa da Seme tem como foco incentivar a participação da comunidade na gestão escolar, e a expectativa é de que mais de 30 mil pessoas participem do processo de votação. "O Conselho de Escola é um instrumento importante para que os pais acompanhem melhor a vida escolar dos filhos. Não é o diretor quem escolhe os conselheiros. A participação é democrática, envolvendo toda a comunidade", diz a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
A rede municipal de ensino de Vitória atende aproximadamente 50 mil alunos, em 53 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), 46 centros municipais de educação infantil (Cmeis) e uma creche conveniada.

Atribuições

O Conselho de Escola tem atribuição deliberativa, consultiva e fiscalizadora nas questões relativas à vida da unidade escolar. A atuação dos conselheiros é considerada de relevante interesse social, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, fazendo da escola um espaço de gestão democrática.
"A presença marcante de todos os segmentos, em especial de pais e alunos, torna maior a possibilidade de conferir melhorias em todo o processo educacional. Isto só é possível quando todos os sujeitos estão envolvidos e participando da gestão da escola", explica a gerente de Gestão Democrática, Ivana Bello.

Composição

"O Conselho de Escola é composto pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos (desde que tenha no mínimo 10 anos), dos servidores, dos pais e da comunidade. Cada segmento elege seu representante. Aluno vota em aluno, professor em professor, pais em pais e servidor em servidor. Já o representante da comunidade é eleito pelo movimento comunitário do bairro onde a escola está inserida", esclarece o presidente da Comissão Eleitoral Central, João Jorge de Oliveira.

Cronograma de campanha

Entre os dias 6 e 10 de junho, acontecem as inscrições para os interessados em fazer parte dos Conselhos de Escola das 99 unidades da rede municipal de ensino de Vitória. Em seguida, até o dia 1º de julho, os candidatos realizam suas campanhas.
No dia 2 de julho, acontece a eleição nas unidades de ensino, e a apuração dos votos será no mesmo dia. Os conselheiros eleitos tomarão posse no dia 8 de agosto, em cerimônia oficial com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário