terça-feira, 7 de maio de 2013

Ponto de Cultura inaugura em Cachoeiro a Escola de Teatro Darlene Glória


Um espaço para o aprendizado das artes cênicas voltado para adolescentes de Cachoeiro deItapemirim e municípios vizinhos, esse é um dos objetivos do Ponto de Cultura “Escola de TeatroDarlene Glória”, inaugurado na noite dessa sexta-feira no município. Sediada no Centro Cultural Nelson Sylvan, a iniciativa  conta com cerca de 70 alunos divididos em quatro turmas que terão umaformação básica na área do teatro por meio de atividades práticas e teóricas ao longo de três anos.


Uma ação da Associação Teatral de Cachoeiro, a Escola de Teatro Darlene Glória foi contemplada pelo Edital de Pontos de Cultura, ação prioritária do Programa Cultura Viva, desenvolvido pelo Ministério daCultura (MinC) através de um convênio com a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). A programação de inauguração contou a apresentação da peça “A Culpa", do Grupo Anônimos de Teatro, exposições de fotos da atriz Darlene Glória e de cartazes de filmes estrelados porJece Valadão, ator cachoeirense nacionalmente conhecido, e com o lançamento da revista do Cineclube Jece Valadão.

O coordenador do projeto, Lucimar Costa, explica que a Escola atende a jovens e adolescentes vindos de escolas públicas que passam a ter acesso aos conhecimentos e técnicas das artes cênicas em uma estrutura adequada. “Nossa cidade tem uma grande vocação cultural, mas, até então não contávamos com um local onde novos profissionais do teatro pudessem ser formados. A Escola atende às perspectivas socioeducativa, da qualificação e da inserção no mercado de trabalho na área cultural”, afirma.

Matriculado na Escola, o carteiro Antônio Flávio Pier conta que experimentou fazer peças e apresentações na igreja e que a formação lhe possibilitará um contato mais intenso com as técnicas do teatro. “Mesmo que eu não venha a atuar na área, me identifico com a prática do teatro e por isso estou muito contente com a abertura desse espaço”, conta.

O curso é dividido em três módulos: Iniciação Teatral, Formação Fundamental e Prática de Montagem de Espetáculos. Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade aprender exercícios físicos, técnicas de expressão corporal, figurino, iluminação, cenário e sonoplastia. Eles também constroem pequenos textos, fazem leituras interpretativas e estudam história do teatro. Ao final de cada ano letivo, um espetáculo será montado e servirá de instrumento de avaliação.

A adesão à rede de Pontos de Cultura é voluntária e realizada a partir de editais lançados pelo Ministério da Cultura, pelos governos dos Estados ou pelas Prefeituras. No Espírito Santo, por meio de um convênio firmado entre a Secult e o Minc, foi lançado em 2010 um edital que selecionou projetos de 20 instituições capixabas no valor de R$180 mil cada. Os recursos são aplicados e investidos na entidade contemplada durante de três anos, período de duração do convênio. Em todas essas iniciativas  são enfatizados a participação de agentes culturais locais e são articuladas ações que envolvem diretamente a comunidade.


Assessoria de Comunicação/Secult Paula Norbim, Paulo Gois Bastos e Caê Guimarães Tel.: 3636 7111/ 9902 1607 / 9902 9302 comunicacao@secult.es.gov.br imprensa@secult.es.gov.br www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário