quinta-feira, 16 de maio de 2013

Plano de Desenvolvimento ES 2030 inicia por Viana o debate na Região Metropolitana do Espírito Santo


Um debate intenso, participativo e produtivo foi o saldo da primeira Oficina Regional do Plano ES 2030 da Região Metropolitana que é formada por sete municípios. A Oficina foi realizada na manhã desta terça-feira (14), no Teatro Municipal, localizado no centro de Viana.
A Oficina contou com a participação do prefeito Gilson Daniel, de seu secretariado, além de vereadores, empresariado da região, representantes da Findes, Sebrae, Sindicato de Produtores Rurais e instituições de ensino do município.

Após as apresentações sobre os dados demográficos, populacionais, socioeconômicos da Região Metropolitana do Estado que concentra 63% do PIB estadual e 48% da população do Espírito Santo, foram apresentadas as vocações e tendências do município do Viana, o menor da Região Metropolitana, com 65 mil habitantes. A partir destas informações o debate foi aberto e 39 proposições foram sugeridas pelos participantes.

Com propostas visando um planejamento até 2030, os presentes em apenas uma frase demonstraram que num futuro a curto, médio e longo prazo pretendem transformar Viana em uma cidade das oportunidades de investimentos, com desenvolvimento sustentável, estruturada em saúde e educação, sendo um centro de excelência em distribuição para o Brasil e para o mundo. 

Para a concretização deste anseio foram feitas várias propostas estruturantes para o município visando o desenvolvimento local, abrangendo todos os segmentos importantes de Viana.

Um dos destaques foi a preocupação no reposicionamento logístico de Viana no cenário estadual, nacional e até mundial como um centro de excelência de distribuição para o Brasil a partir da ampliação portuária da Região Metropolitana.

Os participantes também debateram a necessidade de uma política estadual de mobilidade urbana, a partir de uma proposta de intermodalidade - terminais rodoviários, ciclovias e ferrovias - priorizando a interligação entre os bairros do município, o que trará um incremento ao comércio e aos serviços da própria cidade, e formas de potencializar o turismo da região voltado para o conhecimento do patrimônio histórico, cultural e religioso da cidade.

Também não ficaram de fora das discussões proposições para maior incentivo à agricultura- Viana é um município 70% rural; escola agrícola com alternância pedagógica; formação em educação técnica e tecnológica; gestão de recursos hídricos e compensações financeiras por parte do Governo do Estado pela existência de um grande complexo penitenciário no município.

Para a coordenadora do Núcleo de Inteligência Competitiva da Federação das Indústrias (Findes), Marcela Freitas, este debate agrega esforços de todos. “Agora, com a sociedade participando somos corresponsáveis pelo desenvolvimento deste Planejamento. Temos um papel a desempenhar na contribuição neste Plano de Estado, tanto pelo seu desenvolvimento como pela a garantia das oportunidades que surgirão. A responsabilidade é nossa agora. Estamos construindo juntos e a implantação do processo também tem de ser em parceria”, afirmou Marcela.

Para o representante do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) foi extremamente importante começar por Viana debater a construção do planejamento a longo prazo da Região Metropolitana do Estado com visão integrada entre os municípios.

“Essa ideia de fazer Viana pensar esse planejamento de forma integrada é muito importante, porque o município está na linha de acesso do Espírito Santo ao país. Viana está neste entroncamento, e é preciso desconcentrar esse desenvolvimento para o interior da Região Metropolitana. Foi interessante observar que as propostas de grandes projetos utilizaram essa visão, ou seja, Viana deve ser o grande elo da Região Metropolitana com o interior do Brasil e poderá oferecer uma infraestrutura para a logística necessária”, afirmou Luiz Otávio, representante da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana (Sepam).

O prefeito de Viana que participou de toda a Oficina de Trabalho estava bem feliz com o resultado produtivo do trabalho. “É muito importante para a cidade esta oficina. Quero agradecer o Governo do Estado e a equipe do Plano 2030 por este debate. Ninguém faz nada sem planejamento. Eu estou aqui pensando, até mesmo “viajando”, como se diz na gíria, no que podemos fazer por Viana, em quais políticas públicas podemos desenvolver. Esta discussão serviu como norte para o planejamento de trabalho da prefeitura que será na segunda quinzena de maio”, afirmou o prefeito Gilson Daniel.

 O ES 2030 é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Espírito Santo em Ação e Petrobras, com o apoio técnico da consultoria DVF.

Participe

Por meio do endereço www.es2030.com.br/participe qualquer pessoa pode contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentos que possam auxiliar na formulação do Plano. O site também permite acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como a atualização de notícias.


Informações à Imprensa Suzana Tatagiba 88082503// 97522502

Nenhum comentário:

Postar um comentário