terça-feira, 21 de maio de 2013

Placa Legal recupera primeiro veículo roubado


Uma consulta ao Placa Legal possibilitou a recuperação do primeiro veículo, após a vigência do serviço, com restrição de roubo e a condução de três pessoas à Delegacia na noite do último sábado (18). O carro foi recuperado na Rua da Lama, em Jardim da Penha, Vitória, quando uma pessoa realizou a consulta da placa do veículo, um i30, placa MSY 6909, pelo Placa Legal, um aplicativo com sistema operacional Android,  disponível em aparelhos móveis.  
Um homem acionou a Polícia Militar assim que verificou a placa do carro pelo aplicativo disponível no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). A consulta deu resultado positivo para carro roubado. Dois menores de 16 anos e um jovem de 22 anos que estavam com o veículo foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória.
O veículo havia sido roubado na quinta-feira (16) na Mata da Praia, em Vitória. Na ocasião, a vítima foi abordada por três homens, um deles armado. Em menos de três dias o carro foi recuperado com o auxílio da participação popular.
“Quando o Ciodes recebeu o acionamento, por volta das 20h50, enviamos apoio ao local imediatamente. O carro foi recuperado e os três envolvidos foram levados à Delegacia. A ferramenta Placa Legal permite a participação do cidadão nas ações de segurança. Esse é um exemplo de que o serviço é uma excelente ferramenta no combate ao crime”, disse o diretor do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), tenente-coronel Reinaldo Brezinski.
Placa Legal já alcança quase 10 mil consultas
O aplicativo Placa Legal foi lançado no dia 06 de maio pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e, após duas semanas, 99.849 consultas já foram realizadas.
Para utilizar o serviço, basta baixar o a versão beta para aparelhos Android pelo Google Play, que é o repositório de aplicativos do Google. Para os demais dispositivos, também é possível fazer a consulta de placas no site da Sesp (http://www.sesp.es.gov.br), utilizando o navegador de internet. Basta clicar no banner “Placa Legal” e digitar a placa do veículo a ser consultado.
A consulta ao banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) acontece instantaneamente. O acesso permite ao usuário saber se existe restrição de furto ou roubo do veículo.
O serviço também possibilita a verificação de clonagem de placa. Ao digitar a sequência de letras e números, com ou sem registro de furto ou roubo, aparecem também informações como marca/modelo/cor. Caso as características apontadas pelo sistema não confiram com o veículo cuja placa foi consultada, pode ser clonagem e o cidadão também por acionar a polícia pelo Ciodes 190.
Tecnologia
O aplicativo Placa Legal é gratuito e foi cedido à Sesp, pela Geocontrol, que idealizou e desenvolveu o serviço. A empresa Geocontrol é capixaba e especializada no desenvolvimento de hardwares e softwares para melhoria da segurança pública e mobilidade urbana. Também é da mesma empresa o Conecta, computador de bordo que funciona nas viaturas da Polícia Militar do Espírito Santo.

O sistema Conecta garante que os policiais façam, de forma imediata, a verificação de fichas criminais de pessoas suspeitas e consultas de placas de veículos. O serviço tem otimizado o trabalho da polícia que antes precisava acionar, via rádio, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para obter informações.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesp Gustavo Tenório / Sandra Dalton / Raissa Sarcinelli Telefones: (27) 3636-1572 / (27) 3636-1574 / (27) 3636-1535 (27) 9961-0214 / (27) 9901-9862 / (27) 8802-3244 E-mail: gustavo.tenorio1@gmail.com / sesp.ascom@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário