terça-feira, 7 de maio de 2013

Pedagoga da rede estadual lança livro sobre inclusão da criança com autismo na educação infantil



A pedagoga Fernanda de Araújo Binatti Chiote, da Escola Estadual Itagiba Escobar, de Cariacica, escreveu um livro que discute as possibilidades construídas na organização do trabalho do professor na educação de uma criança com autismo.

O livro ‘Inclusão da criança com autismo na Educação Infantil’ foi lançado em abril no II Simpósio sobre Autismo da Wak Editora, no Rio de Janeiro. Segundo Fernanda, a obra é resultado de um trabalho de Mestrado em Educação realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“O objetivo é trabalhar com a inclusão da criança com autismo na educação infantil e as possiblidades de trabalho do professor regente potencializando o seu desenvolvimento”, disse Fernanda.

No livro a pedagoga traz a discussão das seguintes questões: Do diagnóstico à escolarização: ditos e feitos sobre o autismo infantil; Olhando o desenvolvimento infantil e o autismo a partir da perspectiva histórico cultural; Qual é o papel do professor no desenvolvimento da criança com autismo? Como ocorrem esses modos de interação e de mediação? Qual é o papel do outro e da linguagem no desenvolvimento infantil? O trabalho colaborativo com as professoras e Novas possibilidades de encontro com a criança com autismo na educação infantil.

Sinopse do livro

A educação especial na perspectiva inclusiva tem favorecido o acesso das crianças com autismo à escola regular, contudo a presença dessas crianças causa um estranhamento por parte dos professores e demais profissionais da educação devido aos mitos existentes sobre o autismo infantil, as especificidades na linguagem e na interação social e o processo de aprendizado e desenvolvimento dessas crianças.

Com uma temática relevante, o livro promove a discussão sobre as possibilidades construídas na organização do trabalho do professor no espaço da educação infantil com uma criança com autismo e traz para o debate a necessidade de ressignificar as concepções sobre autismo infantil, infância, educação infantil, educação inclusiva e ser professor em um contexto inclusivo. A obra pretende contribuir nas reflexões sobre o processo de inclusão e escolarização da criança com autismo, reconhecendo-a como ser social que se constitui, aprende e se desenvolve nas condições concretas de vida, a partir das relações e interações que lhes são possibilitadas e das práticas culturais em que é inserida.

Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br Texto: Andressa Rocon Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

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