terça-feira, 7 de maio de 2013

Obras e fim dos riscos permitem que moradores voltem para imóveis no Centro



Diego Oliveira Alves
Mulher teve aparamento liberado, Marizete Freitas
A moradora Marizete Freitas recebe do coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Rocha, a informação de que o seu apartamento está liberado
Diego Oliveira Alves
mulher teve casa liberada, Marizete Freitas
Marizete não segurou a emoção e abraçou Jonathan ao saber que vai poder voltar a morar em seu imóvel
"Estou muito feliz. Não tenho nem palavras para expressar o que estou sentindo agora". Essa foi a declaração de Marizete Freitas ao receber a notícia de que o seu apartamento, localizado na rua Barão de Monjardim, no Centro, está liberado para ela voltar a morar. "Vou poder voltar para casa e cuidar do meu filho, que foi vítima de um acidente há poucos dias. Eu só tenho a agradecer".
Além do lar da moradora Marizete, outros quatro apartamentos também foram liberados pela Defesa Civil, que realizou uma vistoria no local na manhã desta segunda-feira (6) junto a engenheiros e geólogos da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Além dos cinco apartamentos, a Igreja Maranata e o acesso ao trânsito na rua também foram liberados.
Os imóveis e a via estavam interditados por conta de um deslizamento da encosta da Barão de Monjardim, ocorrido no dia 19 de março, quando uma forte chuva caiu na capital.
Geóloga do projeto de Mapeamento de Encostas (Mapenco), Karine da Silva da Gloria observou o andamento das obras de contenção e as condições das rochas na encosta. "Não há mais riscos de deslizamento de rochas, por isso liberamos a rua Barão de Monjardim e a Igreja Maranata. Além disso, a cada semana percebemos que a obra vem limpando e escorando mais coisas".
A avaliação da estrutura de um dos prédios só foi possível porque o entulho que estava na base do edifício foi retirado. Os engenheiros da Defesa Civil, da Sedec e da Semob observaram nas estruturas dos prédios e dos apartamentos vistoriados se havia sinais de abalos, de movimentação do prédio, de rachaduras recentes ou presença de portas e janelas empenadas.
"A Defesa Civil está sempre preocupada com a segurança física e a vida dos moradores. As residências só estão sendo liberadas após a vistoria técnica informar que não há mais riscos para as pessoas", afirma o secretário da Assistência Social, Waguinho Ito.
Outros três apartamentos, além da residência e do restaurante (Sol da Terra) de um dos moradores do local, continuarão interditados até o fim das obras no local.
Diego Oliveira Alves
Igreja e trânsito liberado
Rua Barão de Monjardim foi liberada para o tráfego de veículos
Diego Oliveira Alves
Defesa Civil, Barão Monjardim
Obras de contenção da encosta da via continuam a todo vapor

Nenhum comentário:

Postar um comentário