quarta-feira, 22 de maio de 2013

Novo paisagismo leva ainda mais verde e bem-estar para os moradores da capital



Elizabeth Nader
Paisagismo no canteiro central da Avenida Professor Duarte Rabelo
Canteiro da avenida Fernando Duarte Rabelo foi contemplado com o projeto de paisagismo
Os novos projetos de paisagismo na capital estão a todo vapor. Vitória está recebendo implantações de jardins e canteiros por todos os lados. Neste ano, foram 20.768 mudas plantadas em vários bairros. Só de árvores, foram 420.
Sabe quais mudas foram usadas? Pandanus rasteiro, palmeiras Bismark, Fenix, Lântane, Solitária, Alamanda, Capim do Texas, Barba de Serpente, Daslirio, Oitis, Strelitzia de Lança, Periquito Gigante, Ixoria Mallvee, Lântana rasteira, Cluzia, Dracena, Periquito Rosco, Cróton e Buchinho.
Além disso, foram usados nos projetos de revitalização 1.958 m² de grama, entre esmeralda e amendoim. Em lugares que precisavam de reposição, foram usados 580.000 m² das duas espécies.
Houve também atendimento de 317 solicitações de plantio por meio do Fala Vitória 156 e indicações das equipes técnicas. "Nosso objetivo é enaltecer a capital. Estamos trabalhando para transformar Vitória em uma cidade referência em áreas verdes", contou o gerente de Praças e Jardins, Leonil Dias da Silva.
A Secretaria Municipal de Serviços (Semse), em parceria com a Secretaria de Obras (Semob), está recuperando os canteiros centrais, que ganham novas espécies para enfeitar as vias. Os meios-fios também ganham nova pintura. "Vitória está sendo revitalizada. Uma cidade bem cuidada traz bem-estar e qualidade de vida", afirmou o secretário de Serviços, Alex Mariano.
Os novos projetos de paisagismo já foram implantados na rotatória da avenida Carlos Moreira Lima (Ilha de Monte Belo), na rotatória da rua Guilherme Serrano (Barro Vermelho), na praça Mara Thereza Pretti Santos Neves (Santa Lúcia), no viaduto da Fernando Ferrari, no trevo da Adalberto Simão Nader, na rotatória próxima à Delegacia de Homícidios e Proteção à Pessoa (Barro Vermelho), na avenida Fernando Duarte Rabelo (Goiabeiras), no jardim da Prefeitura de Vitória (Bento Ferreira) e na região próxima ao Palácio Anchieta (Centro).
Elizabeth Nader
Flores no calçadão de Camburi
Moradores também vão poder usufruir novo paisagismo da orla da praia de Camburi
Os próximos trechos a serem enriquecidos com o novo paisagismo serão: os canteiros laterais da orla de Camburi (obra já iniciada), a Praça dos Namorados (ainda este mês), Praça dos Desejos (junho) e o Parque Municipal Pianista Manolo Cabral, em Barro Vermelho (julho).

Mudas

A Prefeitura de Vitória possui duas unidades de produção de mudas, sendo uma localizada na Rodovia Norte Sul, em Jardim Camburi, que é o viveiro de restinga denominado Reverendo Jaime Wright (sob a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente), e outra na Rodovia José Sette, km 7,5, bairro Planeta I, no município de Cariacica (sob gestão da Secretaria Municipal de Serviços).
As árvores nos logradouros públicos de Vitória são bens públicos, cuja gestão e manejo é de responsabilidade do município.
Números
  • Em 2013, foram realizadas as podas de 16.404 árvores na capital.
  • Em área de gramado, as equipes de poda trabalharam em 1.050.000 m².
  • Houve a retirada de 330 árvores em locais que as raízes ameaçavam tubulações de água, esgoto ou gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário