terça-feira, 7 de maio de 2013

Novo Grupamento Escolar vai trazer mais segurança às unidades da capital



Divulgação Seme
Pessoas sentadas em auditório
Secretário Welington Ribeiro apresenta os detalhes do novo Grupamento Escolar aos diretores
Uma boa notícia para pais, alunos e diretores das unidades de ensino da capital. O Grupamento Escolar, da Guarda Civil Municipal, foi retomado com o objetivo de garantir a segurança do perímetro dos 47 Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) e 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
Uma reunião entre os secretários municipais de Segurança Urbana, Welington da Costa Ribeiro, e Educação, Adriana Sperandio, e os diretores das unidades selou o acordo na manhã desta terça-feira (7), na Secretaria Municipal de Educação (Seme).
O projeto teve a sua atuação reduzida nos últimos dois anos. A ideia é mostrar que o agente da Guarda Municipal pode resolver as infrações nas áreas das escolas de forma amigável, além de aconselhar e orientar os estudantes.
"O projeto utiliza a pedagogia do diálogo e a função do agente é de suporte à segurança na escola, e não de cunho essencialmente pedagógico. Será uma prevenção por meio de pequenas palestras, relatos, orientações, convivência. Desta forma, esperamos também contribuir para o processo de formação do indivíduo", disse Ribeiro.
"Verificamos que a presença de policiais especialmente formados para tal trazem tranquilidade à escola e aos estudantes, tornando o clima escolar mais seguro e propício à aprendizagem. Assim, o policial como referência permanente na escola se torna cooperador da educação dos estudantes", afirmou Adriana Sperandio.
Rafael Paes
Agentes da Guarda Municipal em palestra para alunos
Agentes da Guarda serão capacitados para atender os estudantes

Cronograma

Até o mês de junho, a Guarda Municipal irá concluir as visitas técnicas de reconhecimento e análise de riscos e ocorrências frequentes. Em seguida, será realizado seminário municipal sobre a temática e será feita a apresentação do diagnóstico (marco zero) para validação de diretores e Conselho de Escola.
Em julho, será conhecido o diagnóstico regional obtido por meio das diferentes abordagens definidas com os conselhos de escola e diretores das unidades. De julho a dezembro, acontecerão as agendas com as equipes escolares, o curso de formação de agentes e a realização do ciclo de palestras instrutivas e, por fim, a avaliação do programa.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário