terça-feira, 21 de maio de 2013

Nova Biblioteca Móvel já atende a bairros da Grande Vitória


A nova unidade do projeto Biblioteca Móvel  iniciou a sua jornada pelos oito bairros da Grande Vitóriaatendidos pelo Projeto Cultura Presente neste mês. A primeira comunidade atendida foi a do BairroBandeirantes, em Cariacica, que recebeu o veículo em frente à Escola Estadual Mariano Firme. Nasequência, foi a vez dos bairros de Terra Vermelha, em Vila Velha, Vila Nova de Colares, na Serra, e Nova Rosa da Penha, em Cariacica, receberem a visita itinerante da biblioteca


Com acervo bibliográfico composto por 2.000 mil obras, entre elas, literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil e periódicos, a Biblioteca Móvel leva os serviços básicos de biblioteca às comunidades onde não existem estas unidades fixas, propiciando um contato mais ativo da comunidade com obras de autores capixabas, escritores nacionais e internacionais.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Maurício José da Silva, a Biblioteca Móvel representa um importante passo para efetivar o direito à igualdade de oportunidades de acesso à informação, ao conhecimento e à cultura. “O funcionamento da nova unidade do Projeto Biblioteca Móvel possibilita que as interações entre leitores e escritores através da leitura sejam ainda mais numerosos. Dessa forma, uma parcela ainda maior da população capixaba poderá ter ricos e criativos encontros com a leitura”, contou o secretário.

Entregue na segunda quinzena de abril no Bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica, a nova unidade da Biblioteca Móvel possui uma equipe formada por um bibliotecário, um auxiliar de biblioteca, e um motorista, que será supervisionada pela gerência do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo. A nova unidade foi doada pelo Instituto Sincades. O veículo é um modelo tipo van, adaptado e adesivado com a identidade visual do projeto.

O Projeto Cultura Presente é o braço cultural do Programa Estado Presente - grande mobilização do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado.

Sobre o Biblioteca Móvel

A Biblioteca Móvel é um serviço de extensão cultural da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES) e funciona como um centro cultural itinerante.   Além dos serviços básicos de uma biblioteca, o equipamento oferece rodas de leitura, oficinas literárias, apresentação de escritores locais a comunidade como forma de garantir o acesso às obras e fomentar o interesse pela leitura, pelo livro e pelas bibliotecas.

O desenvolvimento de atividades culturais fora da BPES é uma importante estratégia de atuação junto às comunidades mais distantes da sede da Biblioteca e atingirá principalmente pessoas de baixa renda, minimizando a exclusão social e cultural.

Cronograma:                         
Pontos de Localização nos bairros:
Bandeirantes - Cariacica : Em frente à Escola Mariano Firme
Santa Rita - Vila Velha: Em frente à UMEF Leonel de Moura Brizola
Terra Vermelha - Vila Velha: Em frente à UMEF Paulo César Vinha
Marcílio de Noronha - Viana: Em frente à EMEF Constantino José Vieira
Vila Nova de Colares - Serra: Em frente à Associação de Moradores
Planalto Serrano - Serra: Em frente ao supermercado Rede Show
Nova Rosa da Penha - Cariacica: Na praça do bairro
Central Carapina - Serra: Na praça do bairro                             
 

Informações à imprensa: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo Assessoria de Comunicação Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois Tel.: (27)3636-7111/9902-9302 cae.guimaraes@secult.es.gov.br imprensa@secult.es.gov.br / www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário