quinta-feira, 9 de maio de 2013

MIMOSO DO SUL CONTEMPLA TRINTA E DUAS FAMÍLIAS COM PROGRAMA DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA




Foto: Beto Barbosa
Publicado em: 08 de maio de 2013
Um modelo de produção destinado a pequenas áreas de cultivo e a agricultores com baixa capacidade de investimento, viabilizando assim a oportunidade de trabalho e renda, estimulando a cultura agroecológica para as famílias do campo em situação de vulnerabilidade social está sendo implantado no município de Mimoso do Sul.
“Das 32 famílias cadastradas 26 já foram contempladas”, ressaltou o coordenador de Segurança Alimentar Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Mimoso do Sul.
De acordo com o secretário da pasta, Tony Rio (PT), ao todo são dezoito municípios capixabas contemplados com o programa, sendo que no Sul: Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçui, Ibitirama, Muqui, Presidente Kennedy e São José do Calçado.
Entenda melhor o programa:
A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) é uma tecnologia social inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca:
- reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade;
- diversificar a produção;
- utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos;
- alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades; e
- produzir em harmonia com os recursos naturais.
Mais do que uma horta circular com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento, o PAIS é um sistema integrado e uma alternativa de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para a agricultura familiar.

O método dispensa o uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos, preserva a qualidade do solo e das fontes de água, alia a criação de animais com a produção vegetal, estimula a agricultura orgânica, reduz a dependência de insumos alheios à propriedade, apoia o correto manejo dos recursos naturais, incentiva a diversificação da produção e evita o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário