segunda-feira, 6 de maio de 2013

Meridiano lança café com identidade 100% capixaba




A cafeicultura é a atividade de maior poder de geração de empregos e distribuição de renda no Espírito Santo. O grão é cultivado em 60 mil propriedades e gera 400 mil empregos, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).  

A produção de café no Estado é representada pelo arábica na parte sul e tem o conilon, responsável por cerca de 80% da produção do país, nos vales quentes do norte. Inspirado nessa combinação, o Meridiano lança o café Espírito, com identidade 100% capixaba.

“O que pode parecer um conflito de características resulta em um sabor peculiar, que reúne matérias-primas do frio das montanhas e dos vales quentes do norte, uma particularidade do nosso Estado”, afirmou o diretor da empresa Cleverson Hercílio Pancieri.

Em todo o Espírito Santo, a maior parte da produção tem origem em propriedades familiares. “Temos pequenos fornecedores de norte a sul do Espírito Santo. O nosso objetivo com esse lançamento é valorizar e divulgar a identidade do café capixaba”, explicou Cleverson.

Um desses pequenos produtores é Adelson Hartiwig, de Itarana. Ele e a família cultivam o grão em uma propriedade de 31 hectares. A colheita deve ser iniciada em breve. Para o cafeicultor, a valorização do grão é muito importante. “O café é nossa fonte de renda há muitos anos. Sem essa atividade não teríamos conquistado muita coisa”, disse o produtor.

Espírito

O produto já é comercializado na loja virtual do Meridiano (www.cafemeridiano.com.br) em embalagens de 250g e está disponível nos supermercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário