sábado, 11 de maio de 2013

Mercado de trabalho é tema de circuito de palestra para alunos da EJA em Vila Velha


Texto: Geiza Ardiçon / Foto: Nayara Miranda
10/05/2013 - 10:15 h

Oportunidades para o mercado de trabalho e para a vida. É pensando desta forma que a equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Viana desenvolve projetos com foco na formação social e profissional de aproximadamente 400 alunos que atualmente estão na EJA municipal. Uma das ações aconteceu nesta quinta-feira (09), quando um circuito de palestras ministradas por professores e representantes do ramo empresarial foi realizado no Teatro Municipal, em Viana sede.
Segundo a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico da Secrtaria de Educação, Angélica Augusta Rafalsky a iniciativa reflete o projeto que vem sendo desenvolvido ao longo do mês de maio acerca do mercado de trabalho e das profissões. O objetivo é aproveitar o mês em que se celebra o Dia do Trabalho para despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pela temática.
“O objetivo é que estes jovens e adultos sejam orientados a buscar por oportunidades no mercado de trabalho. A fala destes profissionais é uma ferramenta importante neste processo”, disse Angélica. A coordenadora da EJA de Viana, Glauciene Lopes Correa, complementou: “Hoje atendemos a EJA em oito escolas e nossa meta é tbalhar a escolaridade profissional com estes alunos”.
Ministraram as palestras o professor Willian Bala da Faculdade Pio XII, cujo tema abordado foi “Profissão Contábil”. Já o professor José Alexandre Gadioli, da Faculdade Fesav, falou sobre “O Curso de Administração”. Para explanar sobre “O Curso de Direito”, os alunos assistiram à palestra do professor Polney Dias, da Faculdade São Geraldo. Também participou do circuito, o supervisor administrativo da Transportadora Americana LTDA Importação e Exportação com Mão de Obra Especializada, Gleison Magnago Tassinari.
O prefeito Gilson Daniel esteve presente e enfatizou a importância dos estudos e incentivou em sua fala o empenho e o comprometimento destes jovens e adultos na persistência pelos estudos e, consequentemente, na busca por oportunidades no mercado de trabalho. “Tenho uma experiência muito viva neste sentido. Persisti nos estudos e hoje vivo o reflexo disso. Conquistei oportunidades como ser professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e hoje estou prefeito de Viana, por isso quero ressaltar para todos vocês a necessidade de continuarem nos estudos e buscarem por seus espaços no mercado de trabalho”, afirmou.
Estiveram presentes alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Denizarth Santos, de Industrial; Francisco de Assis Pereira, de Canaã; Alvimar Silva, de Ipanema; João Paulo Sobrinho, de Nova Bethânia; Orestes Souto Novaes, de Jucu; Dorival Brandão, de Bom Pastor; Constantino José Vieira, de Marcílio de Noronha; Dr. Tancredo de Almeida Neves, de Nova Bethânia; e Adamastor Furtado, de Universal.
Também estavam presentes o vice-prefeito, José dos Santos da Silva, Faustão; o secretário de Educação de Viana, professor Jacyr Telles da Silva; o presidente da Comissão de Educação na Câmara, Paulo Brandão.

Ouvidoria da Prefeitura de Viana:
Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação (Secom)
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Júlio Palassi / Nayara Miranda
Tels.: 27 2124-6701 / 2124-6752 / 9822-2540
E-mail: danielebolonha@viana.es.gov.br / geizaardicon@viana.es.gov.br /
juliopalassi@viana.es.gov.br / nayaramiranda@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais:
Twitter: @prefeituraviana
Facebook: www.facebook.com/prefeituradeviana

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário