quarta-feira, 15 de maio de 2013

Incaper realiza diagnóstico rural participativo com produtores de laranja de Jerônimo Monteiro



15/05/2013 - 14h04min

Incaper/Jerônimo Monteiro

Produtores de laranja de Jerônimo Monteiro participaram de um Diagnóstico Rural Participativo (DRP) a fim de discutir a comercialização dos produtos da agricultura no município, tendo visto a abertura de novos canais de comercialização. A atividade foi realizada na última quinta-feira (09), no salão Paroquial da Igreja Matriz, e teve a participação de cerca de 40 pessoas, com destaque para as mulheres.

De acordo com a extensionista do Incaper, Marianna Abdalla Prata Guimarães, os produtores de laranja já comercializaram para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e existe a proposta de ampliar o recurso municipal da alimentação escolar para mais de R$ 100 mil. Além disso, existem as hortas desenvolvidas a partir do Programa de Agricultura Integrada e Sustentável (PAIS).

“Os agricultores discutiram os pontos positivos e negativos para a comercialização de seus produtos. Citaram a atuação do Incaper, os programas de governo, o acesso ao crédito rural e a qualidade dos produtos como pontos positivos. Os maiores problemas, segundo eles, estão relacionados à falta de organização dos agricultores”, afirmou Marianna. Ela disse que esse trabalho permitiu verificar de que maneira o Incaper irá trabalhar com esse público, a fim de que as oportunidades de comercialização que estão aparecendo sejam melhor aproveitadas.

Diagnóstico Rural Participativo

O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) é uma metodologia utilizada na extensão rural a fim identificar as necessidades dos agricultores familiares e propor um planejamento a partir das questões apontadas. “Espera-se que, sendo sujeitos desse levantamento realizado por meio de uma práxis dialógica, os agricultores tomem posse das suas realidades e trabalhem a fim de modificá-la, segundo suas próprias necessidades. Com isso trabalharemos para que as exigências sejam alcançadas”, afirmou Marianna.

Esse trabalho faz parte da capacitação continuada dos novos servidores do Incaper, que consiste na realização de uma atividade feita com metodologia participativa envolvendo agricultores dos municípios onde o técnico possui atuação.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/Milan Salviato
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário