sexta-feira, 10 de maio de 2013

Incaper mobiliza 13 municípios para participar da GranExpoNorte



10/05/2013 - 11h55min


Incaper / CRDR Centro Norte
No “Quintal Cultural”, um espaço com forno e fogão à lenha, torrador e moinho de café e forno de beiju.
O que o cultivo de café e frutas, a criação de gado e de peixes, o plantio e a conservação de florestas têm em comum? Todas são atividades econômicas relacionadas ao agronegócio, e serão integradas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) durante a GranExpoNorte. A exposição agropecuária será realizada em Linhares entre os dias 16 e 19 de maio de 2013.

Além de participar das discussões técnicas, expor novas tecnologias, produtos e serviços, o Incaper vai coordenar o Espaço da Agricultura Familiar. Treze municípios do Norte do Estado levarão artesanato e diversas delícias produzidas pelos agricultores de base familiar. Além da exposição dos produtos da agroindústria, há o “Quintal Cultural”, um espaço com forno e fogão à lenha, torrador e moinho de café e forno de beiju. Os alimentos serão preparados e comercializados ali mesmo.

“Participar de um evento como este é uma excelente oportunidade, tanto para os produtores rurais de base familiar, como para os técnicos do Incaper. Os agricultores têm a oportunidade de mostrar seus produtos, abrindo novas possibilidades de comercialização. É também a consolidação do trabalho dos nossos técnicos, que observam na prática o resultado da assistência que prestam no campo”, disse Geraldo Mendes, chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) do Incaper Centro Norte.

Confira a seguir o que os municípios do Norte capixaba vão levar para a GranExpoNorte:

Jaguaré – Artesanato, pó de café agroecológico, canjiquinha e fubá. No “Quintal Cultural”, o café produzido no município será torrado, moído e coado.

Governador Lindenberg – Cocada, pães, rocas, pimentinha, mentira, doces cristalizados e camarão da malásia em aquário.

Linhares – Elementos das cadeias produtivas do leite e do peixe.

São Mateus – Doces cristalizados, cocada, beijus e biscoitos, feijão, corante (colorau), café, fubá, farinha de mandioca, banana, hortaliças, pintura em tecidos, artesanato em fibra de bananeira. No “Quintal Cultural”, serão comercializados produtos derivados da mandioca e beiju recheado.

Nova Venécia – Geleias, biscoitos, pães, bolos, bala de coco sabor café, artesanato, cachaça. O município leva macarrão caseiro e produtos da culinária do café (bolo, pães, licor), salgados de fubá e broa de milho para o “Quintal Cultural”. Haverá também uma oficina do programa Cores da Terra.

São Domingos do Norte – Filé de tilápia.

Ponto Belo – Artesanato de fibra de bananeira, pintura em tecido, biscoito e pães. O bolo de aipim feito no município será comercializado no “Quintal Cultural”.

Mucurici – Biscoito de polvilho, chimango, artesanato de couro de tilápia.

Boa Esperança – melaço, rapadura de coco e mamão, bananinha “chips”, pimenta em pó, açúcar mascavo.

Conceição da Barra – polpa de fruta.

Montanha – cachaça e artesanato.

Pinheiros – cachaça, polvilho, farinha e corante.

Pedro Canário – O beiju recheado será preparado na hora, no “Quintal Cultural”.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário