segunda-feira, 20 de maio de 2013

Incaper apresenta andamento de pesquisas para avaliação



20/05/2013 - 17h16min


DCM / Incaper
O pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, apresentou os resultados das pesquisas de melhoramento genético do café conilon no Estado.
As pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), contempladas com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), foram apresentadas nesta segunda-feira (20) para uma comissão avaliadora. As apresentações fazem parte do Seminário de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex).

Diversos trabalhos de várias áreas do conhecimento, foram submetidos à apreciação de pesquisadores Ad Hoc, que revisam as produções científicas para publicação. Além de estar incluído em diversos dos trabalhos apresentados no evento, pesquisadores do Incaper também apresentaram os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto.

O pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, apresentou o andamento das pesquisas relacionadas ao melhoramento genético de café no Estado. “Estou falando em nome de 26 pesquisadores do Incaper, da Embrapa Café e da Universidade Federal de Viçosa. O trabalho desta equipe resultou nas três novas variedades de café conilon que serão lançadas este ano”, disse. Parte destes estudos poderão ser observados em campo. Uma visita técnica à Fazenda Experimental do Incaper em Marilândia está marcada para a quarta-feira (22).

O chefe da área de pesquisa do Incaper, José Aires Ventura, falou sobre “Genômica, proteômica e metabolômica relacionada aos mecanismos de resistência de fruteiras tropicais a fitopatógenos”. Em outras palavras, o estudo trata a patogênese (modo como os agentes agridem o organismo e como os sistemas naturais de defesa reagem) e a fisiologia (estudo das funções mecânicas, físicas e bioquímicas) em plantas tropicais. O Incaper também foi citado na discussão sobre a diversidade da produção agrícola familiar com foco na qualidade ambiental e nutricional.

O diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, participou da abertura do evento. “É importantíssimo que o Incaper seja protagonista neste evento, pois alinha o Instituto com as instituições de referência no país. Se os pesquisadores Ad Hoc fizerem um filtro das maiores competências, certamente os pesquisadores do Incaper e os trabalhos desenvolvidos no Instituto passariam por este filtro. O fato de estarmos incluídos neste grupo seleto, já consolida o Incaper como referência no país”, orgulhou-se.

Para mais informações sobre o Seminário de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), acesse: http://www.fapes.es.gov.br/.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário