quarta-feira, 15 de maio de 2013

GranExpoNorte: Incaper participa de discussões técnicas sobre diversos temas



15/05/2013 - 17h02min

Divulgação

Quando o assunto é discussão técnica sobre agropecuária, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é referência. Por isso, o Incaper participa de diversos momentos da programação da GranExpoNorte. Agricultura familiar, aquicultura, fruticultura e cafeicultura estão ente os temas debatidos tecnicamente durante o evento.

A fruticultura será um dos assuntos mais discutidos. Nesta quinta-feira (16), o extensionista do Incaper, João Henrique Trevizani, dará uma palestra sobre o consórcio entre o maracujá e o café. Na sexta-feira (17), os debates serão sobre os polos de goiaba, abacaxi, maracujá, manga e caju, mediados pela pesquisadora do Incaper Fabíola Lacerda Barros.

Outros temas relacionados à agricultura familiar também estarão em debate. Na quinta (16), haverá palestra sobre criação agroecológica de galinhas, ministrada pela médica veterinária do Incaper, Márcia Guelber Sales. Em seguida, o agente de desenvolvimento rural do Incaper Moizes Marré, fala sobre a comercialização institucional: agregando valor à agricultura familiar.

A aquicultura será debatida na sexta-feira (17). A experiência da Apiguá, Associação de Piscicultores do Guaxe, na produção e no beneficiamento de tilápias, será apresentada numa visita técnica, monitorada pela zootecnista do Incaper Gláucia Praxedes. O engenheiro de pesca Antônio Carlos Cavalcanti de Souza e a pesquisadora Márcia Vanacor Barroso, ambos do Incaper, participam de um seminário sobre o panorama da pesca e maricultura no litoral Norte capixaba. Entre os temas da mesa redonda, estão a situação atual da pesca no Espírito Santo, as espécies de peixes marinhos potenciais para a maricultura e a piscicultura ornamental marinha. Os debates serão mediados por profissionais do Incaper. À noite, a pesquisadora Márcia Vanacor apresenta a cartilha “Pesca e Aquicultura – Metas para sustentabilidade”, que será lançada no evento.

O tema cafeicultura será discutido no sábado (18). O pesquisador do Incaper Abraão Carlos Verdin Filho realizará uma palestra sobre pós-colheita e qualidade. Os avanços tecnológicos para sustentabilidade da cafeicultura do conilon serão apresentados pelo também pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário gava Ferrão.

Serviço:
GranExpoNorte
Data: De 16 a 19 de maio de 2013
Local: Parque de Exposições de Linhares

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário