quinta-feira, 9 de maio de 2013

Governo do Estado apoia parceria entre Colagua e Veneza que iniciam a produção de derivados do leite em Guaçuí



09/05/2013 - 13h59min

O Presidente do Incaper, Evair Viera de Melo esteve presente na solenidade de incio dos trabalhos na Colagua em Guaçuí.
Uma parceria comercial entre a Cooperativa de Laticínios de Guaçuí (Colagua) e a Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo, Veneza, traçada para impulsionar a produção e superar a crise enfrentada pela Colagua, iniciou efetivamente seus trabalhos em conjunto na manhã desta terça-feira (08) no município do Sul capixaba, marcada por uma  solenidade  com a presença de autoridades.

O contrato do termo de cooperação foi assinado pelos presidentes das Cooperativas, José Carnieli, da Veneza e Burthon Moreira de Oliveira, da Colagua. A parceira faz parte das ações do Governo do Estado que apoia e incentiva a recuperação da Colagua, por meio da Secretaria de Agricultura (Seag), representada pelo gerente de pecuária, Pedro Cani e pelo presidente do Instituto Capixaba  de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Evair Vieira de Melo e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), representada pelo presidente Pedro Rigo.

O evento de inicio da produção foi muito comemorado por todos os cooperados, diretoria e pelos órgãos que estimularam a intercooperação. Em seu discurso, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Carlos André Santos de Oliveira, ressaltou a importância de unir forças e resgatar a ideia do cooperativismo. “Juntos construiremos uma nova história para a Colagua, que se fortalece e consolida esta importante parceria com a Veneza”, pontuou Carlos.

O vice-presidente da Colagua, Burthon Moreira de Oliveira agradeceu aos parceiros e principalmente os cooperados que acreditaram nesta mudança. “ Essa conquista é fruto de um trabalho em conjunto, sem vaidades, ainda é um desafio, mas com o apoio de todos vamos superar a crise  e trazer bons resultados”, enfatizou Burthon.

Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes, falou sobre o contrato de consultoria firmado entre a Aderes e a Colagua, oferecendo uma consultoria especializada na área jurídica, e se colocou à disposição para o desenvolvimento da cooperativa. “Parabenizo essa importante parceria, que será um caminho rápido de recuperação entre as cooperativas. A Aderes está junto para que tenhamos várias outras vitórias”, afirmou Rigo.

Diretor-superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira, destacou a importância da boa gestão que deve ser aplicada na cooperativa para que haja desenvolvimento. “Oferecemos tecnologia, apoio financeiro, e vários outros programas disponíveis no Sebrae, e a Colagua com estas parcerias dá um passo importante”, destacou Eugênio.


Evair Viera de Melo, residente do Incaper, relatou o positivo impacto econômico que favoreceu esta importante parceria. “O município de Guaçuí vive um novo momento, a recuperação da Colagua, com o apoio do Governo do Estado, devolve a  autoestima dos produtores pecuaristas e cooperados, fortalecendo a economia local e regional”, ressaltou.

Ao final da solenidade, foi realizada uma visita à fábrica de laticínios. Participaram a prefeita de Guaçuí, Vera Lúcia, a secretária de Agricultura s, Cristiany Fitaroni, representantes da igrejas e de instituições financeiras.

Saiba mais sobre a Veneza

Fundada por 17 produtores rurais no ano de 1953, a Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo – que fabrica e comercializam os produtos da marca Veneza – foi criada com o objetivo de sanar os problemas de comercialização de leite numa região controlada pela pecuária de corte e buscando melhores condições econômicas e sociais.

Nestes 60 anos de atividades, completados no último dia 30 de abril, a cooperativa cresceu e se desenvolveu juntamente com o município, e se tornou uma das principais geradoras de emprego e fonte de renda da região. Hoje, além dos mais de 1,2 mil cooperados que fornecem o leite e cerca de 457 funcionários, a cooperativa também é responsável pela criação de mais de 5 mil empregos indiretos.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto:Milan Salviato
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Aderes
Thama Boldrini
(27) 3636-8577 / 9727-4327
E-mail: thama.boldrini@aderes.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário