segunda-feira, 20 de maio de 2013

Formatura do curso livre em Direitos Humanos na sexta na Serra


Cem alunos concluíram o curso oferecido pela Prefeitura da Serra, com 300 horas de duração
Zelita Viana
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realiza na sexta-feira, dia 24 de maio, às 18 horas, no Cras de Laranjeiras, a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso Livre em Direitos Humanos. As aulas tiveram início no final de 2011, com despesas custeadas pela administração municipal. Cem formandos participam da cerimônia, que terá, entre outros convidados, o prefeito Audifax Barcelos; a representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Salete Maria Moreira Aldrighi, que é coordenadora geral de Educação em Direitos Humanos; e Sebastião Sabino, da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra.
PMSOs estudantes do curso se comprometem com a criação de uma cultura da paz 
O curso é uma iniciativa da Prefeitura da Serra e teve 300 horas de duração. Foi embasado no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Diferentes formações e atuações em áreas variadas marcam o perfil dos estudantes: servidores públicos, conselheiros de direitos, lideranças populares de terceira idade, representantes de fóruns e movimentos sociais, assistentes sociais, pedagogos, religiosos, profissionais da saúde e do sistema prisional e estudantes regulares. Em comum, a resposta ao chamado de servirem como multiplicadores e defensores dos Direitos Humanos em suas áreas de convivência e de atuação.
Desfazendo preconceitos e violência - Nas 40 disciplinas ofertadas, os alunos tiveram como perspectiva a proteção, promoção e defesa dos Direitos Humanos, tendo como fundamentos a busca e a contribuição no aprofundamento de uma cultura de paz e de respeito, o debate e a sistematização de processos de desconstrução de preconceitos e violências, e o fomento a ações afirmativas. As aulas foram ministradas por 16 professores e 19 palestrantes e expositores, entre eles profissionais com reconhecida experiência e servidores da Prefeitura da Serra, os chamados profissionais “Prata da Casa”.
 Para o secretário Sabino, a formatura é um momento de comemoração para o Poder Público e também para a sociedade. “O Curso de Educação em Direitos Humanos é uma iniciativa ímpar da Prefeitura da Serra para a promoção dos Direitos Humanos e da cidadania, da emancipação do indivíduo e também para a formação de uma mentalidade coletiva de solidariedade, de eliminação do preconceito, da violência e da discriminação”.

Serviço:
Formatura – Curso Livre em Direitos Humanos
Dia: 24 de maio, às 18 horas
Local: Cras de Laranjeiras, ao lado do Terminal de Passageiros de Laranjeiras


CRÉDITOS: Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania | 20/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário