terça-feira, 14 de maio de 2013

FAO: inflação dos alimentos da região alcançou 1,3% em março


A inflação de março duplicou em relação a fevereiro devido a aumentos nas taxas do México, Venezuela, Chile, Peru e República Dominicana, informa a FAO.

Santiago do Chile, 14 de maio de 2013 – A inflação mensal de alimentos (*)[1] da região alcançou 1,3% em março, um nível duas vezes maior que a de fevereiro, disse hoje a FAO. 
Informe Mensal de Preços da FAO explica que este aumento se deve a incrementos da inflação mensal dos alimentos superiores a 2% no México e na Venezuela, assim como o retorno das taxas positivas no Chile, Colômbia, Equador, Peru e República Dominicana. 
A inflação geral regional alcançou 0,7% em março, um nível muito similar ao registrado nos últimos seis meses. 
Dentro dos produtos de maior incidência positiva na inflação geral dos países da região, durante março, destacaram-se o tomate e a batata. 
América do Sul
O aumento mais significativo na inflação mensal dos alimentos em março se observou na Venezuela, com uma subida de mais de 3%, em março, destacando ainda que esta cifra é semelhante ao nível alcançado pela inflação mensal geral durante o mesmo mês. 
Em outros países também foram relatadas altas importantes na inflação alimentar, ainda que em menor magnitude: no Brasil e no Uruguai, a inflação mensal dos alimentos ultrapassou 1%, superando a inflação geral mensal. 
Um fenômeno particular observado durante o mês de março foram as variações positivas moderadas nos índices de preços dos alimentos no Chile, Colômbia, Equador e Peru, países que em fevereiro haviam relatado variações negativas neste índice. 
América Central, México e Caribe
A maior inflação mensal dos alimentos desta sub-região se registrou no México, com um aumento de 2% em março. Trata-se de um forte incremento se comparado com a nula variação de fevereiro, e com a inflação mensal geral, que foi de apenas 0,7%. 
Guatemala, El Salvador e Haiti registraram taxas de inflação mensal de alimentos de aproximadamente 1%. No entanto, com exceção do ocorrido na Guatemala, este comportamento foi muito semelhante ao observado durante fevereiro.   
Em Honduras, Panamá e República Dominicana, a inflação mensal de alimentos e a inflação geral variaram cerca de 0,5%. No caso da República Dominicana, isso contrasta com a forte queda de -1,2% observada na inflação mensal dos alimentos em fevereiro. 
Costa Rica e Nicarágua são os únicos casos em que a variação do índice de preços dos alimentos foi negativa durante março. 
Principais alimentos que incidiram na inflação mensal dos países da ALC
Durante o mês de março, o tomate foi novamente o produto de maior relevância para explicar as variações nos índices de preços ao consumidor de vários países da América Latina e Caribe. Ao contrário dos preços de produtos como a banana, que tiveram quedas em alguns países da região. 
Preços internacionais dos alimentos
O índice de preços dos alimentos da FAO aumentou cerca de 1% em março, principalmente impulsado pelos produtos lácteos, que tiveram um crescimento de 11%, em média, em março. No mesmo mês, os índices de preços internacionais das carnes e dos óleos e gorduras caíram 2%. 
Do ponto de vista anual, o índice da FAO acumula uma redução de quase 2% nos últimos 12 meses, em grande parte explicada pelas reduções de 23% e 18% dos preços do açúcar e dos óleos e gorduras, respectivamente, apesar da variação de 7% com grãos. 
Mais informações: (em espanhol)
Boletim de preços dos alimentos na América Latina e Caribe
·         Abril 2013
·         Febrero 2013
·         Enero 2013
·         Diciembre 2012
·         Noviembre 2012
·         Octubre 2012 



[1] (*) A partir da edição de abril, o Informe de Preços da FAO focalizará sua análise na avaliação das taxas mensais de inflação dos países, tanto geral como de alimentos. Isto contrasta com a prática anterior na qual a análise se realizava a partir de taxas interanuais de inflação.

Comunicado_Informe precios abril (2)_PORT.docxComunicado_Informe precios abril (2)_PORT.docx
85K   Visualizar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário