quinta-feira, 16 de maio de 2013

EM COLATINA SANEAR FAZ ALERTA SOBRE PODAS DE ÁRVORES



16/05/2013 - A poda das árvores urbanas é uma prática constante nas cidades, seja para proporcionar mais vitalidade às árvores, ou por questões de segurança, mobilidade, reestruturação da área física ou paisagística.

Em Colatina, para ser feito o corte de árvores, em local público ou privado, é necessário a autorização do Comasa (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental). O serviço é gratuito e pode ser requisitado no atendimento do Sanear. Basta comparecer na autarquia munido da conta de água e registrar o protocolo da solicitação.

Conforme informou o Sanear, quando solicitado, o pedido de corte é avaliado pelo setor de meio ambiente, que verifica a real necessidade da ação. Posteriormente, essa avaliação é encaminhada ao Conselho, que determinará o corte e uma possível medida compensatória. Essa medida compreende a plantação de novas espécies em substituição às retiradas.

Entretanto, a autarquia ressalta que em algumas situações, a retirada da árvore é necessária, devido ao plantio inadequado das espécie. Essa ação geralmente ocorre quando a árvore atinge  encanamentos, muros, rede de água, esgoto e a fiação elétricas. No último caso, o trabalho de remoção é feito em parceria com a Empresa de Luz e Força Santa Maria (ELFSM).

Outro alerta é para áreas particulares. Os proprietários devem solicitar a autorização da Prefeitura quando há interesse em retirar uma árvore ou fazer a poda. Contudo, o Sanear pontua: a poda ilegal sem previa autorização da autarquia é passível de multa.

Já para casos de urgência extrema, quando uma árvore está prestes a cair, a primeira providência é acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193 e a Defesa Civil, pelos telefones: 3723-4773 ou 9883-0305.

Nenhum comentário:

Postar um comentário