quinta-feira, 16 de maio de 2013

Em Cachoeiro Casa da Memória será reinaugurada nesta sexta-feira (17)




Imóvel vai abrigar Centro de Atendimento ao Turista, Casa do Artesão e parte do acervo da biblioteca municipal
Depois de passar por uma reforma geral, a Casa da Memória será entregue nesta sexta-feira (17). O imóvel, localizado na rua 25 de Março, centro de Cachoeiro de Itapemirim, recebeu pintura em paredes, portas, janelas, esquadrias e no muro.
Além disso, foi feita limpeza das telhas e as peças danificadas do telhado foram substituídas, assim como ocorreu com a estrutura de madeira que dá sustentação à cobertura.
Dentro da casa, foi feita a troca do forro e do piso de cerâmica, que apresentavam problemas. No chão, foi colocado revestimento de granito, material doado por empresas do setor de rochas.
O prédio também foi ampliado, com a construção de quatro banheiros para uso dos visitantes. Dois são para pessoas com deficiência. Do lado de fora, no pátio, equipes da Secretaria Municipal de Obras realizam trabalho de paisagismo e jardinagem, com poda de árvores e plantio de grama e flores.
A obra é resultado de convênio da prefeitura de Cachoeiro com o governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), no valor de R$ 144 mil.
A partir da próxima segunda-feira (20), passa a funcionar no local o Centro de Atendimento ao Turista. “Será o lugar adequado para fornecer informações qualificadas a respeito de pontos turísticos, localização, hotéis, informações gerais sobre a cidade e dar encaminhamento aos turistas que visitam o município”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
O prédio será espaço também para a Casa do Artesão, que vai contar com mostra do artesanato local e informações sobre como adquirir as peças. "Entre os materiais expostos, haverá peças produzidas pelos alunos do curso de artesanato mineral do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), parceria da prefeitura de Cachoeiro com o Instituto Federal de Educação (Ifes) e o Ministério da Ciência e Tecnologia", destaca Ricardo Coelho.
O imóvel vai abrigar ainda um ramal da Biblioteca Pública Municipal “Major Walter Paiva”  – sediada na Casa dos Braga – com materiais a respeito de história político-cultural do Espírito Santo, com foco em Cachoeiro. Para a Casa da Memória será transferido o acervo com cerca de 400 livros, revistas, periódicos e documentos que tratam do tema.
“Contamos com doações de colecionadores e outras pessoas interessadas no assunto para incremento desse acervo, para que possamos registrar, catalogar e contribuir com o resgate da memória do município”, destaca a secretária municipal de Cultura, Joana D'Arck Caetano.
Nova máquina retroescavadeira para a agricultura
Os produtores rurais de Cachoeiro serão beneficiados com a entrega, também nesta sexta (17), de uma retroescavadeira, adquirida pelo governo do estado com recursos de emenda parlamentar da senadora Ana Rita Esgário, que deve comparecer à solenidade na Casa da Memória, assim como o vice-governador, Givaldo Vieira, e os secretários de estado de Turismo, Alexandre Passos, e de Agricultura e Abastecimento, Ênio Bergoli.
A máquina será utilizada para atender comunidades rurais, para atividades voltadas à produção agrícola, como a construção de poços para criação de peixes e de caixas secas para a contenção de enxurradas.
A retroescavadeira faz parte de uma série de ações realizadas para equipar e, assim, fomentar a produção agrícola no município. Há cerca de um mês foram entregues dois tratores, um caminhão isotérmico e uma van para a Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento, para atender produtores rurais, e uma pickup para a comunidade quilombola da localidade de Monte Alegre.
Divulgação_PMCI_Casa.JPGDivulgação_PMCI_Casa.JPG
4381K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário