quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dia do Gari: Servidores participam de café de confraternização em Alfredo Chaves


Hoje (16) é comemorado o Dia do Gari. Para celebrar a data, a prefeitura de Alfredo Chaves realizou uma manhã de homenagem com cerca de 80 servidores, incluindo agentes coletores e agentes de limpeza pública. Todos participaram de um café da manhã de confraternização, no estacionamento da garagem municipal com a presença do prefeito Roberto Fiorin.  
A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos incluiu um delicioso café com homenagens e sorteios de prêmios, com colaboração do comércio local.
Quem gostou da iniciativa foi a servidora Maria Aparecida Mattos, que trabalha como agente de limpeza há três anos. “Achei ótimo este café da manhã especialmente preparado para a gente”, disse.
“Os agentes de limpeza, assim como os coletores, são servidores que merecem ser homenageados, eles começam a trabalhar bem cedo, ainda enquanto dormimos, para encontrarmos ruas e praça limpas logo pela manhã. É um trabalho árduo e de grande importância e que, às vezes, nem paramos para elogiar e reconhecer”, destacou o prefeito.
Cidade limpa
Alfredo Chaves é considerada uma das cidades mais limpas do Estado, graças ao trabalho eficiente dos agentes de limpeza e coletores. Mas, segundo técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, a limpeza da cidade precisa do apoio de todos os moradores, jogando lixo nas lixeiras, colocando o lixo doméstico somente antes do caminhão coletor passar e agendar com a prefeitura a data da coleta de entulhos e lixos retirados da limpeza de quintal.
“Somente se organizando e colaborando com a limpeza da nossa cidade que conseguiremos atrair mais turistas e deixar Alfredo Chaves mais bonita ainda”, disse o titular da pasta, Ronivaldo Gaigher Natali.

História do Dia do Gari
Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo. m seu dia comemorado em 16 de maio.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar um contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial, organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

Os cariocas, acostumados com a limpeza das ruas após a passagem dos cavalos, mandavam chamar a turma do Gary. Aos poucos o nome se generalizou e até hoje são chamados garis.



Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
4 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Dia do Gari (21) [1024x768].JPGDia do Gari (21) [1024x768].JPG
197K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Dia do Gari (1) [1024x768].JPGDia do Gari (1) [1024x768].JPG
232K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Dia do Gari (4) [1024x768].JPGDia do Gari (4) [1024x768].JPG
214K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Dia do Gari (20) [1024x768].JPGDia do Gari (20) [1024x768].JPG
163K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário