quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia do gari e do coletor de lixo é comemorado na Unidade de Transbordo



Elizabeth Nader
Funcionários da PMV no mutirão contra dengue no bairro Goiabeiras
Garis fazem o recolhimento de entulhos nas vias públicas e ajudam a manter a cidade mais organizada
Eles recolhem o lixo, fazem a limpeza e varrem ruas, praças e parques. Além disso, capinam a grama, lavam vias públicas, pintam meios-fios, limpam bueiros e deixam a cidade mais limpa e bonita. Quem são esses profissionais? Os garis e os coletores de lixo.
E, nesta quinta-feira (16), o dia é deles. Em comemoração ao Dia do Gari e do Coletor de Lixo, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, estará na Unidade de Transbordo, em Resistência, às 7 horas, para parabenizar os trabalhadores com um café da manhã e homenagear os profissionais mais antigos.
Durante a confraternização, o prefeito aproveitará para lançar um concurso que promete movimentar o dia a dia dos profissionais: o dos melhores garis/coletores de Vitória. Os critérios, regras e premiações serão apresentados por Luciano na ocasião.
A premiação dos melhores garis será no próximo dia 29, na Prefeitura de Vitória. Os profissionais serão escolhidos após votação, que ocorrerá na empresa Vital no início dos turnos de trabalho, entre os próximos dias 20 e 24.
Carlos Antolini
Garis limpando o bueiro
Uma das atribuições dos garis é limpar os bueiros da capital

Data

O nome "gari" é uma homenagem ao francês Pedro Alexio Gary, que se destacou na história da limpeza na cidade do Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro empresário a assinar um contrato de limpeza pública com o governo.
O documento, que visava remover lixo das casas e praias do Rio, foi assinado por Gary com o Ministério Imperial em 11 de outubro de 1876.
Em Portugal, os nossos garis eram conhecidos como almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome que foi diretor geral da limpeza urbana da capital portuguesa (Lisboa).
Com edição de Matheus The

Nenhum comentário:

Postar um comentário