segunda-feira, 6 de maio de 2013

Curso para mulheres fortalece o agroturismo com sustentabilidade em Castelo



06/05/2013 - 08h59min


Proposto para capacitar as mulheres da comunidade de Bateia, localizada no Município de Castelo, o curso para produção de massas e temperos secos foi coordenado pelas economistas domésticas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Jacinta Cristiana Barbosa, de Castelo e Jozyellen Nunes da Costa, de Nova Venécia , no período de 22 a 26 de abril.

A extensionista Cristina Barbosa destacou que “ensinamos boas práticas de fabricação, empreendedorismo, trabalho em equipe, quais os equipamentos necessários que as mulheres pensam em utilizar para montar o empreendimento rural voltado a produção de massas, dentre outros”.

A economista doméstica Jacinta Cristiana, que falou para o grupo de mulheres, ressaltou que o curso proporcionou uma visão holística. “O curso não ficou apenas na produção de massas, mas foram abordados assuntos relevantes sobre como montar um empreendimento no meio rural, como aplicar um plano de ação envolvendo a comunidade, visando construir um planejamento de ações coletivamente para contribuir com a implementação de uma agroindústria local”, destacou Jacinta.

Para Jozyellen Nunes da Costa o curso foi pensado na produção de massas que possibilita agregar valor aos produtos como: feijão, beterraba, mandioca, cenoura, espinafre, abóbora, inhame e ervas condimentares.
“Isso implica em massas mais nutritivas e também estimula mais a plantação diversificada. Além disso, também foi produzido sal de ervas, uma vez que as ervas condimentares possuem na sua composição compostos fenólicos que estão presente nos óleos essências que dão o aroma e sabor. Essa atividade possibilitou estimular a formulação de temperos reduzindo a quantidade de sal, e contribuindo para produção de alimentos mais saudáveis e com segurança alimentar e nutricional”, frisou Jozyellen.

Fortalecimento sustentável do agroturismo

O curso teve como objetivo estimular organização de grupos produtivos da agricultura familiar e fortalecer o agroturismo, a partir do processamento de massas alimentares, com ênfase no aproveitamento de matéria-prima local, como alternativa de agregar valor nutricional, econômico e sociocultural à produção de massas alimentares, historicamente preparadas pelas mulheres da região, possibilitando também o fortalecimento da pluriatividade no meio rural.

Esta proposta de capacitação foi organizada por meio de uma parceria de cooperação técnica interinstitucional dos escritórios locais do Incaper de Nova Venécia e Castelo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Milan Salviato
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário