quarta-feira, 22 de maio de 2013

COB nas Ruas leva craque Fabi e clima olímpico para a praça Costa Pereira



Elizabeth Nader
Fabi no projeto COB Nas Ruas na Praça Costa Pereira
Crianças rodearam a líbero Fabi para pedir autógrafos e ficar perto da jogadora da seleção de vôlei
Elizabeth Nader
Fabi no projeto COB Nas Ruas na Praça Costa Pereira
Fabi falou sobre a sua trajetória no esporte com a medalha de ouro conquistada em Londres no peito
Esporte para todos, não importando a modalidade. Entrando no clima das Olimpíadas do Rio 2016, a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), levou para a praça Costa Pereira, no Centro, o "COB nas Ruas", evento idealizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro que leva às ruas do país duas modalidades olímpicas.
Durante toda esta quarta-feira (22), uma presença especial para as pessoas que estiverem passando pelo local: a atleta bicampeã olímpica de voleibol Fabi está batendo um papo com os admiradores do esporte.
Clínicas de badminton e esgrima aproximaram as pessoas da realidade olímpica no evento. Crianças de escolas municipais puderam conhecer um pouco mais desses dois esportes. "Eu nunca tinha visto a esgrima de perto. Estou louco para aprender um pouco do esporte", disse Gabriel Antônio, aluno do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar.
Da mesma escola, Bruno Alves estava encantado com a demonstração de esgrima, que é uma das mais antigas modalidades olímpicas. "Estou aprendendo como pratica a esgrima. Segurar a espada, tocar o adversário com a ponta da espada e marcar ponto", afirmou.
Do outro lado, uma rede, uma raquete e a peteca (chamada "volante" ou "birdie") do badminton despertavam o gosto das crianças para um esporte novo. Milena Viera, aluna de uma escola particular na capital, contou que já se dedica ao esporte e que descobriu que também quer praticar a modalidade. "Eu jogo vôlei na escola. Agora, quero também ser atleta de badminton", disse a adolescente.
Daniel do Nascimento, de Vila Velha, disse que pratica o badminton há dois anos e foi para a praça Costa Pereira conhecer representantes do Comitê Olímpico Brasilrio e se informar um pouco mais sobre o esporte. "É meu esporte preferido e um dia pretendo representar meu país em uma Olimpíada".

Simpatia

A jogadora Fabi esbanjou simpatia ao interagir com o público. Ela incentivou as crianças a praticar esportes e contou a sua trajetória no vôlei. "O esporte ajuda muito. Meu primeiro contato foi na escola. Vim de uma comunidade carente e, desde que o esporte entrou em minha vida, nunca fiz coisas erradas. Espero poder inspirá-los a isso, a viver com o esporte", disse a atleta, que deu seus primeiros passos como profissional no Flamengo.
Durante a manhã desta quarta (22), Fabi tirou fotos, deu autógrafos e respondeu perguntas da população. Ouro com a seleção feminina de vôlei nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012, ela revelou a emoção em ganhar uma medalha olímpica. "Sempre sinto um frio na barriga quando entro em quadra. E ganhar uma medalha como essa não tem palavras. Foi uma das maiores sensações da minha vida", contou Fabi, que exibia no peito a medalha conquistada em Londres.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, diz que o munícipio tem investido firme no esporte. A intenção é incentivar o esporte para a comunidade até a nível internacional, como uma Olimpíada. "É a consolidação de uma parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro. Vitória está sendo a primeira cidade a receber o COB nas Ruas e, com isso, estamos dando mais visibilidade para a capital".
O evento acontece até as 18 horas e é aberto ao público.
Elizabeth Nader
Projeto COB Nas Ruas na Praça Costa Pereira
Apresentação de esgrima na Costa Pereira encantou os visitantes
Elizabeth Nader
Projeto COB Nas Ruas na Praça Costa Pereira
Crianças puderam conhecer as técnicas de um jogo de badminton

Nenhum comentário:

Postar um comentário