terça-feira, 7 de maio de 2013

Cerimônia marca início dos Jogos Escolares da Juventude em Vila Velha


Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Camila Vargas

Abertura dos Jogos Escolares da Juventude de 2013 - Imagem: Camila Vargas
Em clima festivo e de empolgação os alunos de 41 escolas, das redes muncipal, estadual e particular, participaram na manhã de terça-feira (07) da abertura da fase municipal dos Jogos Escolares da Juventude 2013. Todos os jovens atletas estiveram na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Senador João de Medeiros Calmon, em Parque das Gaivotas, para dar início a mais uma temporada dos jogos, que reúnem escolas das diferentes redes de ensino com um único objetivo: desenvolver a prática saudável dos esportes no ambiente escolar.
A entrada das delegações de todas as escolas - 16 da rede de ensino do município, 11 estaduais e 14 particulares - foi acompanhada pela Banda de Música do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, que abrilhantou ainda mais o momento tocando o Hino Nacional e o hino do município de Vila Velha.
O ponto alto da abertura dos Jogos Escolares da Juventude foi o momento em que a pira olímpica foi acesa pela aluna da rede municipal e atleta premiada nacionalmente na modalidade de Badminton, Daniela Perin. Já o aluno e atleta paraolímpico Jonatan Lopes, estudante da Escola Marista, de Terra Vermelha, que é deficiente visual, fez a leitura do juramento do atleta em braile. Logo em seguida, os alunos puderam assistir a uma apresentação da modalidade de Golbol, com a participação de atletas do município integrantes da seleção brasileira.
Prestigiaram o evento o secretário de Comunicação da Prefeitura de Vila Velha, Felício Correa, que representou o prefeito Rodney Miranda, o subsecretário Pedagógico da Secretaria de Educação de Vila Velha (Semed), José Roberto Martins de Aguiar, o subsecretário Administrativo da Semed, Paulo Coutinho, o subsecretário de Esportes e Lazer do município, Ricardo Pires, e diretores das escolas participantes.
O subsecretário Paulo Coutinho parabenizou os alunos e declarou aberto os Jogos Escolares da Juventude, em sua fase regional. "É uma satisfação para a rede municipal de ensino participar deste evento, num momento em que o esporte tem se tornado um dos pilares na formação do indivíduo.”
Jogos - As disputas das nove modalidades esportivas que vão compor os Jogos Escolares da Juventude 2013 vão começar na primeira semana de junho. Os alunos vão competir em futsal, voleibol, handebol e basquetebol, xadrez, badminton, atletismo e vôlei de praia.
As unidades de ensino que se classificarem seguem para a fase Regional do torneio que será realizada de 4 a 8 de junho. Posteriormente a esta fase haverá a fase final estadual que acontecerá de 14 de julho a 27 de outubro. Depois acontece a fase nacional, em Natal, no Rio Grande do Norte, e Belém, no Pará, em setembro e novembro deste ano.

Escolas municipais participantes
Umef Antônio Bezerra de Farias
Umef Dr. Tuffy Nader
Umef Gov. Cristiano Dias Lopes Filho
Umef Irmã Feliciana Garcia
Umef Joffre Fraga
Umef Marina Barcellos Silveira
Umef Paulo Mares Guia
Umef Prof. Aylton de Almeida
Umef Rubens José Vevloet Gomes (Vila Olímpica)
Umef Prof. Thelmo Torres
Umef Profª Nair Dias Barbosa
Umef Profª Nice de Paula Agostini Sobrinho
Umef Rev. Antônio da Silva Cosmo
Umef Macionília Maurício Bueno
Umef Sen. João de Medeiros Calmon
Umef Ulisses Álvares

Nenhum comentário:

Postar um comentário