sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ceasa Norte é inaugurada em São Mateus




 Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES
A Unidade Regional Norte das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) já está de portas abertas. Localizada no município de São Mateus, às margens da BR 101, o novo entreposto é o segundo maior dos quatro da Ceasa/ES do Estado e foi batizado de “Nyder Barboza de Menezes”. A inauguração foi realizada nesta quinta-feira (16) e cerca de mil pessoas marcaram presença no evento.
“A implantação da Ceasa Norte faz parte das nossas estratégias para favorecer o processo de descentralização do mercado atacadista capixaba, estimular a estabilidade dos preços e beneficiar o produtor rural, a rede varejista e o consumidor final”, destacou o governador Renato Casagrande.

  
O novo entreposto beneficiará principalmente o produtor rural, atacadistas, a rede varejista e o consumidor final. O investimento do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) é de R$ 7,5 milhões.
“Com a inauguração dessa unidade o Espírito Santo passa a ser o Estado com melhor cobertura de centros de comercialização. Agora o entreposto vai ampliar a operação gradativamente até consolidar o arranjo hortigranjeiro na região, beneficiando produtores rurais, atacadistas e varejistas”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
A unidade possui 50 mil metros quadrados, sendo 3.600 m² de área construída. Além disso, contribuirá na redução do fluxo, na garantia da qualidade dos produtos pela redução da distância e tempo de exposição nos veículos de transporte.
 Ceasa em números
O volume comercializado nas Unidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e no entreposto de Cariacica, no ano último ano, totalizou 548.947,1 toneladas de produtos hortigranjeiros. Com a Ceasa Norte em operação neste ano, a expectativa é de crescimento em 7% nas vendas, resultando no montante de 587.096,0 toneladas. A projeção para os sete primeiros meses de funcionamento é de 22 mil toneladas.
“A Ceasa Norte vem contemplar o processo de descentralização do entreposto de Cariacica e ser mais um instrumento de política agrícola do Governo do Estado, estimulando a produção local e, consequentemente, gerar mais oportunidades de trabalho e renda para os agricultores, com alimentos de qualidades. É mais um progresso para a agricultura capixaba, facilitando o acesso e novas oportunidades”, afirma o diretor-presidente da Ceasa/ES, José Paulo Viçosi.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, é com grande alegria que entregamos mais um instrumento de modernidade e oportunidade para os agricultores e toda a rede varejista. “Quero parabenizar a todos que contribuíram para esta realização. A Ceasa Norte tem uma programação completa de distribuição e dinâmica de logística, gerando novas oportunidades de emprego e renda”, lembra o secretário.

  
Estrutura
Composto por 27 lojas/boxes com 48,75 m² cada, a estrutura também possui plataforma para carga e descarga. O Pavilhão Permanente (PP) é destinado a comerciantes e atacadistas, cooperativas, empresas individuais e empresas distribuidoras. Entre as mercadorias ofertadas estão cebola, alho (25%); frutas nacionais e importadas (50%); legumes (15%) ; cereais, ovos, e outros (10%).
O Pavilhão Não Permanente (PNP/Pedra) é reservado para os produtores rurais e suas organizações, possui dois planos e 220 módulos. O primeiro plano tem 800 m² e capacidade para 40 veículos de carga, acostados, para comercialização dos produtos de curta duração, por meio de exposição e amostragem como é o exemplo das folhosas e legumes. O segundo tem 1.200 m² e 66 módulos, sem plataforma para a venda dos produtos de média duração: melancia, coco verde, abacaxi e abóbora.
Além do Estado do Espírito Santo, a unidade atenderá ao extremo Sul da Bahia e parte de Minas Gerais. A meta para o primeiro ano de operação da Ceasa Norte é de cerca de 7 mil toneladas por mês.
Mercado
Os produtos regionais mais comercializados no entreposto de Cariacica e que serão comercializados na Ceasa Norte são: a abóbora jacaré madura; o mamão havaí; o mamão formosa; o coco verde; o maracujá azedo; a melancia redonda e o limão tahiti.
Outra novidade é a diversificação da produção regional. Alguns produtos poderão ser adaptados ao clima e solo, o que poderá estimular o plantio de novas culturas como, por exemplo, o aipim, a banana nanica, a banana da terra, a beterraba, a cebola, o inhame, a laranja, a manga, o milho verde, o pepino, o quiabo e o tomate. Os produtores das regiões Norte, Noroeste e parte da região Serrana, especialmente o município de Santa Maria de Jetibá, serão os principais ofertantes.

  


  

  


  


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
twitter.com/SeagES
facebook.com/SeagES
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 8849-5626
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Facebook: facebook.com/CeasaES
Twitter: @CeasaES
Youtube: CeasaES

Nenhum comentário:

Postar um comentário