sexta-feira, 10 de maio de 2013

CAPS realiza semana de Luta Antimanicomial em Linhares


[ Por Paola Nali | 10/05/2013 ]
O evento começa na próxima segunda-feira (13) e durante os cinco dias serão realizadas diversas atividades de interação
CAPS IIO Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima semana, entre os dias 13 e 17 de maio, a Semana de Luta Antimanicomial. O evento tem o objetivo de conscientizar a sociedade quanto à importância de acolher as pessoas portadoras de alguma deficiência psicológica. 

Durante a semana estão programadas várias atividades de integração entre os mais de 250 usuários da unidade de saúde. O encerramento será na sexta-feira, dia 17, ás 13h30, com um Seminário de Saúde Mental, com a presença de vários profissionais de saúde do município. O encontro acontecerá no auditório da Unimed. 

No dia 18 de maio é comemorado do Dia Nacional da Luta o Antimanicomial. Em 18 de maio de 1987 aconteceu o encontro dos Trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru, movimento que resultou na Reforma Psiquiatra Brasileira, definida pela Lei 10.216 de 2001. Na Luta Antimanicomial, propõe-se tratar a pessoa com transtorno mental de forma humanizada, resgatando a participação familiar e comunitária e substituindo o modelo que se concentrava na instituição hospitalar.

O que são os CAPS?
Lugares de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves do SUS.

Quais os objetivos dos CAPS?
- Acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
- Gerenciar os projetos terapêuticos oferecendo cuidado clínico eficiente e personalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário