quarta-feira, 15 de maio de 2013

Campanha incentiva clientes a conferir validade dos produtos nos supermercados



Elizabeth Nader
Sacolas plásticas sendo usadas em caixa de supermercado de Vitória
Se o consumidor identificar, antes da passagem no caixa, produtoscom validade vencida, ele terá direito a receber outro de graça
Com o objetivo de agilizar a troca de produtos com validade vencida, educar o consumidor para que confira a data de vencimento das mercadorias e contribuir para melhorar a qualidade do serviço prestado pelo setor supermercadista aos clientes da capital, a Prefeitura de Vitória aderiu à campanha "De Olho na Validade".
O termo de cooperação entrou em vigor este mês e foi assinado entre o Procon de Vitória e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor, Procons municipais, Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria (Aipães) e Sindicado da Indústria de Panificação e Confeitaria (Sindipães).
De acordo com o termo, se o consumidor identificar, antes da passagem no caixa, produtos com validade vencida nas prateleiras e gôndolas dos supermercados, ele receberá imediatamente outro produto idêntico, dentro do prazo de validade, e sem pagar nada por isso.
Caso o produto não esteja disponível para a troca, o cliente terá direito a outro similar. Já os consumidores que constatarem a ausência de validade nos produtos ou o seu vencimento após a passagem pelos caixas terão os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor garantidos.
Elizabeth Nader
Sacolas plásticas sendo usadas em caixa de supermercado de Vitória
Medida visa contribuir para melhorar a qualidade do serviço prestado pelo setor supermercadista aos clientes da capital
"A campanha 'De Olho na Validade' não enfraquece ou diminui o poder de fiscalização dos Procons. Pelo contrário, contribui para promover a participação direta da sociedade na garantia de seus direitos.
A comercialização de produtos vencidos constitui como crime contra as relações de consumo. Nesse sentido, o Procon de Vitória intensificará ainda mais na fiscalização", afirma a gerente de Proteção e Defesa do Consumidor, Liliam Chagas.
A participação dos estabelecimentos comerciais não é obrigatória. Entretanto, caso o consumidor encontre um produto vencido exposto fora do prazo de validade, ele também poderá registrar a reclamação e/ou denúncia pelo Fala Vitória 156, por meio do atendimento eletrônico do Procon ou se dirigir até a sede do órgão, na Casa do Cidadão, em Itararé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário