terça-feira, 21 de maio de 2013

Caminhão do Boa Energia nas Escolas percorre instituições de ensino em Cariacica


Carreta itinerante leva uma maneira divertida de ensinar sobre Eficiência Energética e Inovação 

Vitória, 21 de maio de 2013 – Até o dia 29 de maio, os alunos das escolas municipais e estaduais de Cariacica poderão desfrutar das atividades da carreta itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas, desenvolvido pela EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP. O caminhão, que já completa dois meses percorrendo instituições de ensino do município, leva informações sobre eficiência energética, consumo consciente e inovação de uma maneira divertida e lúdica às crianças e jovens.Iniciando o segundo ano de visitas às unidades escolares, o Boa Energia nas Escolas acontece em parceria com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (ASPE), Secretaria Estadual de Educação (SEDU) e municípios da Grande Vitória. Ao todo, o caminhão itinerante irá percorrer 131 escolas municipais e estaduais do Espírito Santo.
De médio porte, customizado e adaptado para uma unidade móvel de ensino, o caminhão é equipado com televisão que exibirá vídeos em 3D, além de diversos experimentos sobre energia elétrica, jogos, gibis e uma maquete que simula o consumo de uma residência.
As crianças que visitarão a unidade serão acompanhadas por uma equipe de monitores devidamente uniformizada e treinada para transmitir informações básicas sobre a energia elétrica e os caminhos que ela percorre até chegar às residências, bem como a melhor forma de usar a eletricidade com segurança e sem desperdício.
Ao final da visita, todas as escolas e alunos receberão um gibi em formato de história em quadrinhos e uma cartilha com atividades e passatempos, e também adesivos alusivos aos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como ao consumo consciente de energia.
O caminhão faz parte do programa Boa Energia nas Escolas, que capacitou educadores sobre o uso eficiente de energia elétrica para que disseminem em suas instituições de ensino de origem, de forma interdisciplinar, a informação para mais de 55 mil alunos em sala de aula.

Confira o que o caminhão oferece:
Vídeo 3D – vídeo lúdico educativo demonstrando de forma interativa os caminhos da energia.
Jogo Watts – jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo.
Casa de consumo – um painel com os principais cômodos e eletrodomésticos simulam o consumo de uma residência.
Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem.
Pilha humana  quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através de nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.
Condutores de Isolantes - mostra que o caminho em um circuito elétrico não precisa ser todo metálico, pois há outros materiais que também permitem a passagem da corrente elétrica.
Globo de Plasma – quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está.
Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha.

Cronograma das escolas visitantes da carreta itinerante do ‘Boa Energia’ em Cariacica

DataEscola
21/05Euvira Benedita C. da Silva
22/05Cleilza Amaral Vaz
23/05São João Chrisóstomo (Sede)
24/05São João Chrisóstomo (Anexo)
27/05Laurinda Pereira Nascimento
28/05Olivino Rocha
29/05Almerinda Portela Colodette

Portal interativo para conscientizar sobre o uso eficiente da energia
O programa Boa Energia nas Escolas conta com mais uma ferramenta educacional para o ensino sobre energia: um site totalmente interativo e lúdico. O espaço tem como objetivo ampliar a divulgação do ensino do tema energia e consumo eficiente entre crianças e jovens.
Jogos como o labirinto “Ajude o Edson”, que remete ao inventor da lâmpada elétrica incandescente, Thomas Edson, e o jogo de tabuleiro “Wats” na qual ganha a equipe que economizar mais energia, são encontrados no portal. O jovem também encontra explicações sobre os diversos tipos de energia existentes, como a estática, cinética, térmica, etc.
O portal também possui curiosidades como a invenção da primeira pilha e do para-raio, além de explicação sobre o caminho da energia, desde a sua geração até o momento em que chega a casa do consumidor. Na aba “Bom uso da Energia”, dicas para utilizar da forma correta os equipamentos dentro de casa e também na hora de comprar um novo aparelho.
Para mais informações sobre o programa Boa Energia nas Escolas da EDP Escelsa acesse:
http://www.boaenergianasescolas.com.br/escelsa/nossaturma.php

Sobre a EDP Escelsa  A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,345 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário