segunda-feira, 13 de maio de 2013

Camarão da malásia em destaque no Norte do ES


A carcinicultura, técnica de criação de camarões em viveiros, foi tema de uma excursão técnica promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Produtores de Ecoporanga, Barra de São Francisco e Vila Pavão foram a Governador Lindenberg para conhecer na prática as técnicas de cultivo.
A propriedade visitada, no distrito de Novo Brasil, pertence ao extensionista e engenheiro agrônomo do Incaper, Jair Antônio Toso. Lá, o grupo formado por 16 pessoas, entre técnicos e produtores rurais, observou como funciona o sistema de criação em cativeiro do camarão gigante da malásia. Inicialmente, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma breve apresentação sobre a cadeia produtiva e os sistemas de produção do camarão. Em seguida, os produtores foram a campo ver de perto o cultivo, desde a aquisição da pós-larva até a comercialização.

A excursão, realizada na última quarta-feira (08), foi organizada pelo Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de Ecoporanga.  “Nosso objetivo foi atender à demanda gerada por alguns produtores que procuraram informações sobre a atividade e orientações técnicas para iniciarem o cultivo”, disse Wesley Ribeiro Ferrari, engenheiro agrônomo do Incaper.

“A carcinicultura é uma excelente alternativa de diversificação e aumento de renda na propriedade, pois permite uma boa margem de lucro àquele produtor que possui local apropriado para a construção de viveiros. Isso se deve ao fato de o camarão possuir alto valor comercial devido à grande demanda pelo produto no mercado”, complementou Wesley.


Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato Texto: Juliana Esteves comunicacao@incaper.es.gov.br Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999 Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário