segunda-feira, 20 de maio de 2013

Atrações culturais capixabas movimentarão a Expotur 2013


 Revelar a diversidade artístico-cultural capixaba ao próprio capixaba. Essa é a proposta daprogramação cultural da Expotur 2013, maior feira de turismo e artesanato do Estado, que serárealizada no período de 24 a 26 de maio, na Praça do Papa, em Vitória. Serão 27 grupos comexibições artísticas e culturais das regiões turísticas Espírito Santo.


Na sexta-feira (24), as apresentações começam às 10 horas, com o cantor lírico Inarley Carletti eQuinteto Clássico. No mesmo dia, a programação ainda contará com o grupo teatral “Gota ePoeira”, de Guaçuí. O Coral da Escola Feu Rosa, da Serra, de Santa Maria de Jetibá, a DançaPomerana de Pancas e a dupla Zaqueu e Zebedeu, de Ibatibafecham o diaOutras cinco exibiçõesculturaiscomo a Banda “Os Germanos e a Bicicleta Centopéia” irão ocorrer ainda no primeiro dia doevento.

Para Zilá Putratiz, secretária municipal de turismo de Santa Maria de Jetibá, “os municípios do interior estão bem organizados este ano. A animação é geral e estamos muito confiantes de que vamos representar nossa região de uma maneira muito bonita”, diz.

Cortejos

No sábado (25), ocorrerão os primeiros cortejos - apresentações em forma de passeio que cada região turística fará dentro do evento e que são considerados os principais e mais esperados momentos do Expotur. O primeiro será o Cortejo da Carne de Sol e Chapéu de Palha, representando os municípios de Mucurici, Ponto Belo, Montanha e Pinheiros, da região turística Doce Terra Morena; Reis de Boi, de Conceição da Barra; Folia de Boi, de Mimoso do Sul; Cortejo Italiano, de Venda Novado Imigrante, Castelo e Marechal Floriano se apresentarão no segundo dia do evento, que será fechado pelo Carnaval de Congo de Máscara, representado por Cariacica.

Ainda no mesmo dia, outras seis apresentações serão realizadas no palco principal. A primeira, Orquestra de Acordeões (Colatina), começa um pouco antes dos cortejos, às 12hs. Mais tarde, às 16hs, a Orquestra O Som das Águas do Caparaó e Quarteto de Violão – Irupi. O último grupo a entrar no palco será o Dança Guerreira Tupinikim, de Aracruz.

Para a secretária executiva da Região Turística Metropolitana, Chayenne Casagrande, a animação para a apresentação é geral. “Todas as manifestações culturais são de muita qualidade e representam muito bem a nossa região. Estamos na expectativa de realmente fazer algo ainda mais bonito que no ano passado e com muitas novidades”, diz.

 Domingo

No último dia do Expotur, o público acompanhará outros quatro cortejos e três apresentações no palco: Bate Flexa, de Jerônimo Monteiro; Corporação Musical Douglas Ramos Dias, de Itapemirim; Cortejo Alemão e Pomerano, de Domingos Martins, Laranja da Terra e Marechal Floriano; e Boi Pintadinho, de Muqui. No palco, as atrações começam às 12h30 e ficarão por conta da Orquestra de Câmara da Escola de Música Saint Clair Pinheiro, de Alegre; Arraiá Di Venezia, de Nova Venécia e Orquestra Alto Benevente de Alfredo Chaves.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região da Costa e da Imigração, Cláudio Antônio Amaral de Calais, essa é a grande oportunidade para mostrar a identidade capixaba. “Percebemos sempre que as pessoas assistem às manifestações culturais e ficam curiosas, surpresas e encantadas, porque é algo que muitas vezes elas nunca viram. São tradições familiares que atravessam gerações e que enriquecem muito qualquer evento”, afirma.

Programação cultural da Expotur:

24 de maio (sexta-feira)

10h – Cantor lírico Inarley Carletti e Quinteto Clássico – Região da Costa e da Imigração
12h – AeroShow – Região Doce Pontões
13h – Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira – Região do Caparaó
14h – Coral Linda Juventude da Escola Feu Rosa – Região Metropolitana
15h – Tambores Afrozumba – Região Pedra, Pão e Mel
16h – Trombonistas e Grupo de Dança Fraucarolin – Região dos Imigrantes
17h – Caxambu de Monte Alegre – Região dos Vales e do Café
18h – Dança Pomerana Edelstein– Região Doce Pontões Capixabas
19h – Banda de Congo da Serra – Região Metropolitana
20h – Zaqueu e Zebedeu – Região do Caparaó
21h – Banda Os Germanos e a Bicicleta Centopéia – Região dos Imigrantes

25 de maio (sábado)
Cortejo
13h – Cortejo da Carne de Sol E Chapéu de Palha – Região Doce Terra Morena
15h – Reis de Boi – Região do Verde e das Águas
17h – Folia do Boi – Região dos Vales e do Café
19h – Cortejo Italiano – Região Montanhas Capixabas
21h – Carnaval de Congo de Máscara com a Banda de Congo de S. Sebastião de Taquaruçu –  Região Metropolitana
Palco
12h – Orquestra de Acordeões – Região Doce Pontões Capixabas
14h– Grupo de Dança Folclórica Pomerana Fauhän – Região pedra, Pão e Mel
16h – Orquestra O Som das Águas do Caparaó e Quarteto de Violão – Região do Caparaó
16h30 – Casamento Pomerano – Região Montanhas Capixabas
18h – Grupo Divino Espírito Santo de Jabaquara – Região da Costa e da Imigração
20h – Dança Guerreira Tupinikim – Região do Verde e das Águas

26 de maio (domingo)
Cortejo
12h – Bate Flexa – Região do Caparaó
13h – Corporação Musical Douglas Ramos Dias – Região da Costa e da Imigração
15h – Cortejo alemão e pomerano – Região Montanhas Capixabas
17h – Boi Pintadinho – Região dos Vales e do Café
Palco
12h30 – Orquestra de Câmara da Escola de Música Saint Clair Pinheiro – Região do Caparaó
14h – Arraiá Di Venezia – Região Pedra, Pão e Mel
16h – Banda Folclórica Giocco Di Mora – Região da Costa e da Imigração

Expotur 2013
Data: 24, 25 e 26 de maio
Local: Praça do Papa, Vitória
Horário: Dia 24 – das 10 às 22h
         Dia 25 - das 11 às 22h
         Dia 26 - das 11 às 20h
A entrada é franca.


Assessoria de Comunicação da Secult Caê Guimarães / Paula Norbim / Paulo Gois Tel.: (27)3636-7115/ 9808 7701 / 9902-9302 cae.guimaraes@secult.es.gov.br imprensa@secult.es.gov.br www.secult.es.gov.br Assessoria de Imprensa Expotur Tel.: (27) 3314-5909

Nenhum comentário:

Postar um comentário