segunda-feira, 13 de maio de 2013

ASSISTÊNCIA SOCIAL EM BUSCA DE MELHORIAS PARA CASTELO






A Secretária Municipal de Assitência Social de Castelo, Carla Scardua, juntamente com a Assistente Social Janine Gazolla Eller, a Educadora Social, Marta Cesquim, o Vereador Cesinha Casagrande e o presidente da Associação de Segurança Pública de Castelo (Assec), Ramon Lambranho, participaram de uma reunião em Vitória na última quarta- feira, dia nove de maio, com a Gerente de Proteção Social de Média Complexidade, Fabíola Barbosa da Silva, e com a assistente social e suporte à Gerência, Helena Marfisa Ventorim, vinculadas à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Vitória. O objetivo foi à troca de experiências e ações para serem aplicadas e somadas aos trabalhos desenvolvidos em Castelo.

Em pauta, assuntos como o papel do Creas, do Cras, constituição do programa família acolhedora, grupos específicos para atendimento a crianças, jovens, adultos e idosos e, principalmente, a abordagem social que, por meio de um monitoramento diário, identifica e aborda as pessoas que estão nas ruas, encaminhando-as para espaços de acolhida e outros serviços da rede de assistência social, onde recebem atendimento psicossocial. As ações preveem ainda o trabalho com a comunidade local para aprender a lidar com estas pessoas que se encontram em risco social.

Para a Secretária Municipal de Assitência Social, foi uma troca de experiências muito importante: “Os problemas no que se referem à política de inclusão social da pessoa em situação de rua são iguais, porém em proporções diferentes. A proposta de cidadania é a mesma em qualquer lugar. O que vimos na capital é que existem meios fáceis de serem aplicados aqui para minimizar os problemas”, comentou a Secretária.

Opinião comungada pelo Vereador Cesinha Casagrande:“A reunião foi muito proveitosa, uma vez que conhecemos as estratégias adotadas pela capital para lidar, da melhor forma possível, com os problemas sociais, especialmente com os moradores de rua. Em nossa cidade, temos visto muitas pessoas nas ruas e precisamos saber lidar com a situação. Agora o município deve continuar executando o excelente trabalho já realizado, aprimorando ainda mais as ações. A Câmara será parceira em tudo o que for necessário para ajudar a construir um município a cada dia melhor para todos”.


.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário