quarta-feira, 15 de maio de 2013

Arte, história e música marcam visita de idosos ao Museu Solar Monjardim



Diego Alves
Museu Solar Monjardim
Idosos participaram da palestra educativa sobre a exposição "Meio Ambiente"
Um passeio pela arte, história e beleza encantou os idosos do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) do Centro na tarde desta quarta-feira (15). Ao visitarem o Museu Solar Monjardim, em Jucutuquara, eles conheceram biografias e apreciaram obras artísticas durante a exposição da mostra temporária "Meio Ambiente", da artista plástica capixaba Denise Moraes.
Em meio à natureza, o casarão em estilo colonial abriga obras de óleo sobre tela e óleo sobre tecido, além de diversas peças características desse período histórico. Ao passar pela mostra, o topógrafo Iclene Negreiros, 70 anos, conta que relembrou o passado durante o passeio.
"A arte é um espetáculo. Hoje, obtive mais conhecimento sobre a nossa cultura. Já vi algumas dessas coisas antigas na casa dos meus avós. Cada peça tem uma história e um significado. O passeio está maravilhoso por vários motivos. Serve para aprendermos mais e fazermos amizades. Além disso, aqui é um belo ambiente".
Já dona Maria José Pinto Amaral, 68 anos, gostou de conhecer o lugar e se encantou com as peças. "Moro aqui perto há 40 anos, mas nunca tinha vindo ao museu. Foi uma oportunidade muito boa. O que achei mais lindo foi a cristaleira da sala, fiquei maravilhada".

Palestra educativa

Após conhecerem o interior do Museu Solar Monjardim, os idosos foram convidados a participar da palestra educativa sobre a exposição "Meio Ambiente".
Instrutora da oficina de Pilates e Ioga do Centro de Convivência Para Terceira Idade do Centro, Nathalie Motta Furieri Santos falou sobre a importância desse tipo de atividade para os idosos. "Esse passeio é muito bom para eles porque traz conhecimento do ponto turístico local, promove o debate sobre a sustentabilidade e fortalece a convivência entre os idosos".
Ao final, os idosos foram presenteados com uma bela apresentação de música clássica, exibida pelo violonista erudito Ronne Cescotto.

Um comentário: