quarta-feira, 8 de maio de 2013

Apicultores do Noroeste do ES ampliam produção de mel



08/05/2013 - 10h45min

Incaper

Na última segunda-feira (06), a Associação de Apicultores do Noroeste do Espírito Santo (Apines) reuniu seus associados para avaliar os resultados e cumprimento de metas desde a sua criação, em março de 2012. A atividade ocorreu em Ecoporanga e reuniu representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Secretaria Municipal de Agricultura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Na atividade, foram discutidos a construção da casa do mel, metas para se atingir o Selo Estadual de Inspeção do produto, padronização de embalagens, rotulagens e preços, além de agendamento para excursões e cursos em Vitória e outras cidades. De acordo com o extensionista do Incaper, Alexandre Luiz Honório Andrade, o fomento dessa atividade no município tem sido fundamental para promover a diversificação das atividades agropecuárias. “Os resultados apresentados em tão pouco tempo de existência apontaram que essa atividade tem sido adotada por alguns agricultores não apenas como atividade complementar, mas como principal atividade agrícola”, disse Alexandre.

Apines

A Apines foi fundada em março de 2012 e, apesar do pouco tempo de trabalho, já contribuiu para o aumento da produção de mel em mais de 400% no município. A atuação do grupo tem evitado a comercialização de mel falsificado, de origem química, no município. O produto é inspecionado e leva o selo de inspeção municipal. O grupo tem meta de finalizar a construção da casa do mel ainda este ano, em terreno próprio, e futuramente pretende trabalhar com uma agroindústria da atividade. Os produtores estão iniciando a participação no programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio do cadastramento junto à prefeitura.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário