quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alunos de Vila Velha vão ajudar Guarda Municipal na educação



Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Semcom

educação e trânsito - Imagem: Semcom
Os agentes da Guarda Municipal de Trânsito da cidade vão contar, a partir do final deste mês, com novos companheiros de trabalho durante a realização de eventos especiais e campanhas educativas. É que a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Vila Velha, está dando início às atividades práticas do Programa “Conscientizar para Educar, Educar para Transformar” por meio da Cordenação de Educação para o Trânsito.

O projeto foi implantado objetivando instruir alunos matriculados na rede municipal na orientação e educação para o trânsito de forma a se evitar a ocorrência de acidentes e, mais relevante, termos as crianças como fiscais do trânsito canela-verde. Serão 30 crianças da UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo, em Jardim Colorado, envolvidas no projeto.

Os alunos escolhidos pelos professores da escola para atuar como agentes mirins no Programa, crianças com idades entre 11 a 14 anos, desenvolverão atividades nos semáforos e também campanhas educativas nas faixas de pedestre, onde poderão orientar motoristas, passageiros e pedestres, atuando como multiplicadores de um trânsito mais humanizado e seguro.

Na próxima terça-feira (21), os estudantes vão abrir os trabalhos do projeto em 2013 com uma aula inaugural ministrada pelos Agentes Educadores para o Trânsito. Os selecionados passarão por treinamento semanal, que acontecerá todas as terças e quartas-feiras na própria escola. Eles receberão orientações sobre noções básicas de trânsito e educação e fiscalização.

Com a capacitação, os agentes mirins estarão aptos a acompanharem a guarda nas festas municipais, inaugurações, campanhas educativas e panfletagens.  A estreia dos agentes mirins da UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo será em 23 de maio, Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense e, data em que também é comemorado o aniversário de Vila Velha. As crianças receberão uma farda, semelhante à utilizada pela Guarda Municipal, e vão desfilar acompanhado dos agentes devidamente uniformizados.

No encerramento das atividades do projeto, em novembro, todos os formandos receberão diplomas em uma solenidade com a presença de autoridades municipais e estaduais.

Educação para o Trânsito – O projeto contempla, em 2013, 11 unidades de ensino da rede. Os alunos recebem atividades lúdicas referentes ao cotidiano do trânsito, palestras, além da formação dos agentes mirins da escola de Jardim Colorado. Os professores e pedagogos das unidades contempladas também foram capacitados para que possam, ao longo do ano, realizar atividades educativas sobre a conscientização no trânsito e transformar as crianças em multiplicadoras das boas práticas no trânsito para as comunidades que as cercam.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário