terça-feira, 21 de maio de 2013

Alunos aprendem cidadania com a ajuda da Turma da Mônica em Vila Velha



Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Semcom

Aulas de Cidadania com a Turma da Mônica - Imagem: SEMCOM
Desvendando saberes com a Turma da Mônica. Este é o projeto que os professores da Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Sultany Nader Valladeres, em 1º de Maio, começam a trabalhar com as crianças com idades entre 3 e 5 anos para incentivar o gosto pela leitura e para desenvolver valores como respeito e dignidade.
A intenção é levar os personagens do escritor Maurício de Souza para a sala de aula e fazer com que a Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e outros personagens ensinem valores às crianças de forma lúdica. A ideia surgiu diante das comemorações do cinquentenário da personagem mais famosa de Maurício, a Mônica.

“Com o projeto as crianças descobrirão, aprenderão e construirão valores e conhecimentos a partir das características das personagens, da linguagem dos gibis, tirinhas, filmes e músicas favorecendo a aprendizagem”, disse a diretora da Umei, Luciene dos Santos Graciano.

Respeito às diferenças - Com a Mônica, a graciosa menina dentucinha de vestidinho vermelho, e o Pelezinho, personagem inspirado no jogador de futebol mais famoso do mundo, o Pelé, o respeito às diferenças poderá ser trabalhado com as crianças. “Conceitos como bullying e racismo e valores como o respeito e dignidade são consolidados de forma prazerosa”, falou a diretora.

Já com a Magali, a amiga comilona da Mônica, a alimentação saudável é um conceito que está sendo trabalhado. A escola abordará ainda temas como linguagem e agressividade, por meio do personagem Cebolinha, a importância de hábitos saudáveis de higiene, com a ajuda do Cascão, regionalismo e meio ambiente ficará por conta da colaboração do simpático Chico Bento, solidariedade e amizade com o Anjinho, entre outros motes, permitindo que os alunos diferentes saberes e conhecimentos.

“Como a Turma da Mônica já é conhecida e querida das crianças, isso tornará o projeto mais significativo e prazeroso. Foi uma maneira que encontramos de apresentar aos pequenos o mundo do renomado Maurício de Souza, além de desenvolvermos nos alunos a paixão pela leitura”, avalia Luciene.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário