terça-feira, 21 de maio de 2013

Agricultores de Santa Teresa participam de treinamento sobre café



21/05/2013 - 12h45min

Incaper/ Santa Teresa

No dia 15 de maio, na comunidade São Paulo do Rio Perdido, em Santa Teresa, ocorreu o treinamento “Produção de Café de Qualidade – Colheita e Pós-Colheita”, que contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, principalmente líderes locais. O evento foi uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato Rural de Santa Teresa.

Foram apresentadas as tendências mundiais do mercado de café; as principais causas e formas de evitar defeitos na produção, com ênfase para colheita e pós-colheita; alternativas de secagem e beneficiamento; preparo correto do café torrado e moído, incluindo “prova cega” de diferentes tipos de café.

“Foi abordado que o fruto do cafeeiro ainda no pé não possui defeito e que eles são causados principalmente pelo ser humano. Além disso, uma colheita no momento incorreto, um processamento e um beneficiamento mal realizados, além da perda da qualidade, também causam perda de peso do produto final, ou seja, perda de renda para o produtor”, afirmou a extensionista Patrícia Jacomo.

Houve ainda uma visita técnica em uma propriedade que possui diversas estruturas de secagem e um moderno equipamento de processamento, proveniente da Colômbia, ainda em fase de estudos no país. A propriedade visitada faz parte da realização deste estudo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário