quarta-feira, 15 de maio de 2013

Agricultores de Boa Esperança participam de oficina sobre preparo de defensivos alternativos e biofertilizantes



15/05/2013 - 11h32min

Incaper/Boa Esperança

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou na última sexta-feira (10), na comunidade de Cinco Voltas, município de Boa Esperança, uma Oficina sobre Preparo de Defensivos Alternativos e Biofertilizantes. A ação teve por objetivo capacitar os agricultores no manejo agroecológico de pragas e doenças em hortas e pomares.

O chefe do escritório local do Incaper, Lozenil Rodrigues, em conjunto com o extensionista Ivanildo Schmith Kuster e do assistente Maxuel Marinho, foi quem ministrou o curso, que teve 8 horas de duração e contou com a presença de 14 agricultores, todos participantes do projeto Produção Agroecológica Integrado Sustentável (PAIS).

Além de os agricultores aprenderem a preparar os defensivos alternativos e biofertilizantes, também houve a entrega simbólica das barracas que eles usarão para comercializar seus produtos. “Foi demonstrado como montar e desmontar as barracas. Ocorreu também uma demonstração de como montá-las e desmontá-las corretamente. A participação dos agricultores na oficina foi muito boa, tendo em vista que estamos em plena safra de café conilon e praticamente todas as famílias estão envolvidas na colheita”, afirmou Lozenil.


Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS)
O PAIS é uma tecnologia social inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, diversificar a produção, utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos, alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades e produzir em harmonia com os recursos naturais.
Mais do que uma horta circular com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento, o PAIS é um sistema integrado e uma alternativa de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para a agricultura familiar. O método dispensa o uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos, preserva a qualidade do solo e das fontes de água, alia a criação de animais com a produção vegetal, estimula a agricultura orgânica, reduz a dependência de insumos alheios à propriedade, apoia o correto manejo dos recursos naturais, incentiva a diversificação da produção e evita o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Hércules Nascimento
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário