segunda-feira, 11 de março de 2013

Semana começa com mudança no tempo



11/03/2013 - 16h41min

Imagem cedida / Richielmy Stocler Delabianca
Depois do recorde de temperatura, Linhares registra pancada de chuva nesta segunda-feira (11).

A semana começou com mudança nas condições do tempo em todo o Espírito Santo. De acordo com a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a chuva deve voltar a cair em todas as regiões capixabas nos próximos dias. Um aviso meteorológico especial foi emitido, advertindo sobre a possibilidade de chuva de intensidade moderada a forte em várias regiões capixabas.

O dia mais quente do ano no Espírito Santo foi registrado nesta segunda-feira (11). Os termômetros chegaram a 39,5°C em Pinheiros, onde há possibilidade de chuva à noite. Outros municípios da região Norte também registraram recorde de calor. Em Mucurici, os termômetros marcavam 39,3°C por volta das 15horas. Em Linhares, a temperatura estava em 37,1°C por volta das 14h. Em São Mateus, a estação meteorológica marcou 35,5°C. A última vez que fez tanto calor assim em São Mateus foi no em 29 de setembro de 2009, quando a temperatura chegou a 35,8°C na cidade. No litoral Norte, sensores de descargas elétricas e imagens de satélite confirmavam a presença de nuvens carregadas e queda de alguns raios na região localizada entre Linhares e Aracruz.

Na Grande Vitória, foram detectadas quedas de raios no início da tarde desta segunda-feira (11) em Cariacica, Serra e Fundão. Na capital, queda brusca de temperatura por causa da chuva. O calorão chegava a 35,9°C (sensação de 40°C), mas, por volta das duas horas da tarde, os termômetros caíram para 25,2°C.

Na Região Serrana, sensores de descargas atmosféricas também detectaram a queda de raios na região de Marechal Floriano e Domingos Martins. O mesmo foi observado no município de Santa Leopoldina. As trovoadas são acompanhadas de pancadas de chuva, que devem ocorrer também em outras áreas do Estado.

Santa Teresa também registrou recorde de calor, 30,6°C. Mas a sensação de abafamento foi refrescada por uma pancada de chuva, que fez a temperatura cair para 20,1°C. Sensores de descargas elétricas e imagens de satélite confirmavam a presença de nuvens carregadas e queda de alguns raios na região localizada entre Santa Teresa e Santa Maria de Jatibá, por volta das 15h30.

Leia, na íntegra, o aviso meteorológico especial emitido pela equipe de meteorologia do Incaper:

Estado de atenção: A partir da tarde desta segunda-feira, 11 de março de 2013, existem condições favoráveis para a ocorrência de chuva localizada, de intensidade moderada a forte, na região Sul (exceto no litoral) e na parte oeste da região Serrana e nas localidades situadas próximas à Pedra Azul.

No decorrer da noite, as chuvas localmente fortes devem ocorrer em toda a região Norte e nos municípios da região Nordeste que estão situados no vale do rio Doce e ao norte dele. Estas condições permanecem até a madrugada da terça-feira, 12 de março de 2013.

As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas, um grande volume de precipitação em curto período de tempo e não se descarta uma eventual queda localizada de granizo.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.


Para saber a previsão do tempo na sua região, acesse: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/index.php

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário