sexta-feira, 15 de março de 2013

Seag repassa máquina epilhadeira a cafeicultores em Aracruz - 15/3/2013

 

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, nesta quinta-feira (14), o repasse de uma máquina empilhadeira para uso coletivo dos produtores rurais associados à Cooperativa Agrária dos Cafeicultores da Região de Aracruz (Cafeicruz).
A entrega aconteceu na sede da Cooperativa e contou com as presenças do secretário de Estado da Agricultura Enio Bergoli, do prefeito de Aracruz Marcelo Coelho, do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Evair Vieira de Melo, de lideranças da região e produtores rurais.
“O trabalho realizado pela Cafeicruz nos últimos anos comprova a importância que ela possui na região. Esse novo equipamento que repassamos hoje vai contribuir e muito para ampliar a capacidade operacional no armazém, ganhando tempo e diminuindo custos, favorecendo a geração de renda”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Para aquisição da máquina empilhadeira, o Governo do Espírito Santo investiu R$ 78.500,00, com recursos direcionados a partir de emenda parlamentar estadual.
“Direcionei esse recurso na época em que eu era deputado Estadual. Agora estou nessa nova fase à frente do município e tenho certeza que vamos ampliar ainda mais as parcerias com a Seag para fortalecer a agropecuária de Aracruz. Com a Cafeicruz forte os homens e as mulheres do campo também se fortalecem”, ressalta o prefeito Marcelo Coelho.
Com a empilhadeira, os serviços de carga e descarga de café no armazém entrarão num sistema mais eficiente. Somente na última safra, a Cafeicruz movimentou aproximadamente 53 mil sacas de café dos 247 produtores cooperados.
“Mais uma vez a nossa realidade está mudando e mudando para melhor. Só temos a agradecer ao Governo do Estado, em especial à Secretaria da Agricultura, pela confiança e apoio. Não teríamos condições de fazer um investimento desse com recursos próprios. Essa máquina vai nos ajudar muito e tenho certeza que o retorno para o cafeicultor associado será garantido”, comemora o presidente da Cafeicruz, José Davi Tessarolo.
A entrega da máquina empilhadeira à Cafeicruz faz parte das ações do Programa ‘Vida no Campo’, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo desde 2011 para apoiar a agricultura familiar capixaba. O programa contempla 13 projetos para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado.



Léo Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário