terça-feira, 12 de março de 2013

PMES convoca 2.295 candidatos para testes de avaliação física


Os candidatos que concorrem ao cargo de soldado combatente da Polícia Militar do Espírito Santo já podem conferir a lista dos aprovados na 1ª etapa do concurso público, que oferece 1.100 vagas. A Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), empresa organizadora do processo de seleção, também divulgou a convocação de 2.295 aprovados para o Teste de Avaliação Física (TAF) que terá início no próximo sábado (16).


Com o concurso público, o Governo do Espírito Santo pretende aumentar a ostensividade da polícia nas ruas e somar esforços para o combate à violência, conforme prevê o Programa Estado Presente. A contratação de novos soldados irá intensificar as ações policiais em áreas com maior índice de criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população.

O concurso atraiu 28.064 canditados e também formará cadastro de reserva. Desses, somente 2.295 foram convocados para a próxima etapa da seleção. A avaliação física tem caráter eliminatório, bem como a documentação básica exigida no processo. Os convocados serão submetidos a dois dias de avaliação, com cinco exercícios.

No primeiro dia, os testes aplicados serão de flexão na barra fixa, abdominal remador e corrida de 100 metros. No segundo dia de avaliação será a vez dos exercícios de apoio de frente, corrida de 3.200 metros para os homens e 2.800 metros para as mulheres.

Além do Teste de Avaliação Física (TAF) os candidatos ainda passarão por avaliação psicológica, investigação social, entrega de documentos e exame de saúde. O candidato Marcos Vinicius Siqueira Gama, de 19 anos, tem treinado intensamente para conseguir classificação no teste físico. Ele, que é filho de policial militar, disse que a profissão do pai sempre foi um incentivo para passar no concurso da PM.

“Sempre quis ser policial militar. É a segunda vez que participo do concurso e fiquei entre os 100 primeiros colocados. Tenho treinado bastante para o TAF. A rotina é intensa. Vou para a academia todos os dias, treino barra fixa, abdominal e faço corrida de até 6 km. Será um sonho entrar para a Corporação”, disse Marcos.

O major Érico Celante, presidente da comissão do concurso público da PMES, alerta os candidatos sobre a documentação exigida no dia da avaliação física. “Só poderá participar do TAF quem estiver em dia com a documentação médica exigida no edital. É preciso apresentar o resultado do teste ergométrico e o laudo de aptidão para as atividades”, alerta.

O salário para o cargo de soldado combatente é de R$ 2.421,76. Os aprovados serão submetidos ao curso de formação, com duração aproximada de seis meses. Durante o curso, os alunos soldados recebem remuneração de R$ 1.023,32.

Curso de formação

Para ser soldado da Polícia Militar é necessário participar de concurso público, ter o ensino médio completo, idade entre 18 e 28 anos, altura mínima de 1,60 para mulheres e 1,65 para homens. Após passar por todas as etapas do concurso, os aprovados são submetidos ao curso de formação de soldado combatente.

Durante o curso, os alunos aprendem conhecimentos específicos sobre segurança pública. Entre as disciplinas aplicadas, estão: polícia comunitária interativa, legislação, gerenciamento de crise, direitos humanos na atividade policial, técnicas policiais, armamento, defesa pessoal, tiro policial, entre outras. O treinamento é encerrado com atividade prática de policiamento a pé.

Confira a lista dos aprovados para o TAF:
http://www.funcab.org/


Informações à Imprensa: Diretoria de Comunicação PMES Tenente Coronel Dejair Lopes Tel. 27 - 3636-8715 E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br Christiano Mattos Tels.(27) 9700- 7962 / 3636-1577 E-mail: comunicapmes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário