terça-feira, 12 de março de 2013

Piscicultura ganha espaço em terras alfredenses


A agropecuária de Alfredo Chaves é bem diversifica. Além dos consagrados banana e leite, o município sai na frente na produção de inhame, uva, verduras e outras frutas. A piscicultura é outra área que vem crescendo no município. Na comunidade de São Vicente de Crubixá temos um bom exemplo na agricultura familiar.
Lá, os irmãos Marcos e Lúcio Salvador iniciaram a produção de tilápias em tímidos tanques, hoje, eles estão comercializando o pescado em larga escala e aprimorando o negócio. A iniciativa deu certo e vem contribuindo para fortalecer a renda da família, que ainda cultiva banana, laranja e café.
Em uma área com cerca de cinco mil metros quadrado, os irmãos têm 14 tanques, onde criam as tilápias. Os alevinos, das espécies Tilápia Tailandesa Gift, são comprados no Estado e criados no tanque, sendo alimentados duas vezes por dia. Segundo Marcos, com cerca de sete meses eles estão prontos para serem comercializados. “Alimentamos todos os dias e cuidamos para eles manterem o padrão de qualidade, depois de seis meses podemos realizar a despesca”, conta.
Hoje a família realiza a despesca a cada 15 dias, dependendo da venda.  Por ano, são abatidas cerca de 10 toneladas. Marcos conta que os peixes são vendidos na região e em outras cidades capixabas. “O mercado é bom, tem espaço para todos. Motivo quem quiser entrar no ramo, o mercado precisa de mais peixes”, aconselha Salvador, exibindo os peixes abatidos.
A família comercializa o pescado em file e inteiro na propriedade e também realiza entrega sob encomenda. Cada peixe, de acordo com os proprietários, prontos para abate, pesam em média 0,800 Kg.
Márcio, que irá participar de um curso de piscicultura na própria comunidade, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Incaper, incentiva a capacitação antes de iniciar o negócio. “A atividade é lucrativa, mas precisa de cuidados e os produtores têm que se organizarem para atender com qualidade a demanda crescente do mercado”, disse.
Para o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Petri, a família, que está há dois anos no mercado, merece elogios. “Eles estão de parabéns, organizaram o negócio e estão conquistando o mercado”, disse, recomendando às famílias de agricultores a adesão à piscicultura.  “Muitos agricultores podem, também, aderir a essa nova atividade, pois os espaço para o cultivo pode ser pequeno e não dá muito trabalho”, disse.

Serviço. Valor do peixe:
Em file: R$ 17,00 Kg
Inteiro: R$ 7,00
Contato: (27) 9862-3887 / 9688-8294


Texto: Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
3 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Despesca de Tilápia [1280x768] (11).JPGDespesca de Tilápia [1280x768] (11).JPG
223K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Despesca de Tilápia [1280x768] (17).JPGDespesca de Tilápia [1280x768] (17).JPG
232K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Despesca de Tilápia [1280x768] (25).JPGDespesca de Tilápia [1280x768] (25).JPG
191K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário